quinta-feira, 14 de agosto de 2008

APONTAMENTOS DE FÉRIAS


Mas estas férias são dos anos 60. A foto, de autoria do meu Pai, retrata magnificamente uma das melhores paisagens de outrora: o comboio do Vale do Vouga atravessando a ponte de Pinheiro de Lafões, vendo-se ao fundo a Igreja, de granito reconstruída no séc. XIX.

A linha do Vale do Vouga, de bitola reduzida, ligava Aveiro a Viseu, pelas aldeias e vilas da Beira Alta, pelo rio Vouga, por montes e vales nunca antes vistos. Era de uma beleza invulgar. O filme "A Luz Vem Do Alto" (Henrique Campos, 1959) foi parcialmente rodado nestas paragens.

A linha foi desactivada depois do 25 de Abril. As populações queixavam-se de que as fagulhas da locomotiva ateavam os fogos na região. Chamavam-lhe o "Botafogo". Hoje, querem o comboio de volta. Tarde demais!

No lugar da linha, pelo menos entre Pinheiro de Lafões e Oliveira de Frades, numa distância de uns 4 quilómetros, está agora - ao menos - uma ecopista, onde diariamente faço as minhas caminhadas e de onde já consegui resgatar 46 daqueles gigantes e fantásticos parafusos com a marca da CP que atarrachavam os carris às travessas de madeira.

É este um dos meus desportos favoritos nas férias: a procura dos parafusos!

2 comentários:

A.M. disse...

OLá!
Desculpe entrar sem avisar mas descobri este seu espaço e fiquei e estou fascinada. Conheço muito bem Pinheiro de Lafões, pois nasci no Distrito de Viseu e sempre que posso costumo deambular sem rumo por aí.
Que saudades que eu tenho de andar no Vouguinha e de chegar a Viseu tranformada em cinza.
Parabéns pelo seu Blog
Boas férias

Anónimo disse...

O mesmo nos acontecia; de aveiro a pinheiro era um banho de cinza, recompensado com o banho em casa...e aquele apito estridente da automotora!!!!!até arrepiava a espinha...Tb tenho imensas sauddes da linha do vale do vouga e das suas carruagens tipo far-west...
Mário Pinheiro de Almeida