sábado, 16 de agosto de 2008

JOAN BAEZ EM CASCAIS


Fez agora 28 anos que Joan Baez se apresentou pela primeira vez em Portugal.

O Dramático de Cascais não estava esgotado, mas estava muito composto e ansiava por ver a sua diva dos 60s.

Após as primeiras canções, recordo que o sistema de palco falhou e Joan com toda a sua tranquilidade continuou o espectáculo acompanhada pela sua viola e pelo seu... baterista.

Não recordo propriamente o alinhamento do show ( mas foi tipo "best of" ) . Mas sei que cantou e encantou.

Na memória ficou "Imagine", de John Lennon (ainda este era vivo), e a canção final "Amazing Grace".

A sua segunda apresentação em Portugal, em 1983, no mesmo local, veio confirmar toda a magia da sua primeira actuação.

Por último, refiro que nestes tempos não era comum recebermos artistas deste calibre... só mais tarde o rock internacional descobriu que Portugal estava no mapa.

Colaboração de PPBEAT

5 comentários:

josé disse...

Joan baez, tem um disco fabuloso, de 1975: Diamonds and Rust.

Uma das melhores canções, é uma versão de Hello in there, de John Prine.
Este, por seu lado, nos anos noventa, publicou um disco imprescindível: The missing years. Lembro-me de ouvir um dia, no rádio, Up in the morning, work like a dog, is better than sitting like a bump on a log.

E ainda, A young man from a small town, da primeira, Picture show. E principalmente All the best, com versos como I wish you love anda hapiness, a lembrar os primeiros Dylan.
Foi uma das poucas surpresas dos anos noventa, para mim.

Anónimo disse...

é pá! tenho ouvido o que me parece ser uma grande confusão acerca das vindas da JOan Baez a Portugal.
ESsa que tu referes penso ter acontecido em 1980, e tem sido referida como a única visita que ela fez.
Mas ela esteve de novo, penso que dois anos depois, e também no Dramático, embora a imprensa fale como se ela só tivesse vindo uma vez.

António Candeias disse...

Eu estive lá. Estava na tropa em Lisboa e fiquei por lá esse fim de semana para a ver. Não me recordava de o som ter falhado, mas recordava de a ouvir, sem nenhum acompanhamento, e todo o pavilhão em silêncio... podia ouvir-se um alfinete cair. Inesquecível!!!

Anónimo disse...

Quando falhou a energia estavam a tocar o grupo do Porto King Fichers Band . . O Baterista Pedro Taveira arrancou então um solo de bateria a Joan saiu do camarim e dançou no palco unicamente acompanhada por esse extraodinário baterista que era Pedro Taveira , foi talvez o melhor momento da noite.

Luís Peres

Unknown disse...

Indiscutivelmente , a única.Suas músicas embalaram todos os momentos da minha forma de sentir o mun