domingo, 20 de abril de 2008

OS SCORPIONS E A BRIOSA


Estou bastante indignado com a banalização que os media portugueses fizeram desta vitória histórica da Académica frente ao papão Benfica!

Até o próprio jornal da nossa santa terra ("Diário de Coimbra") apenas apresentou no dia seguinte uma dupla página com a análise do jogo e pouco mais.

É certo que havia outras notícias importantes na primeira página tais como, "Mariza em Coimbra pela 1a vez" e, sobretudo, "Culto religioso dentro dum ano no Convento de S. Francisco em Santa Clara"!!!!

Gostava de saber se isso foi festejado aí nas ruas da cidade com automóveis a apitar repletos de malta, desfilando as diversas bandeiras da Briosa, tal como se faz aqui quando a França consegue ganhar qualquer coisita.

"Wind Of Change".

Malta, houve realmente na Briosa um vento de mudança!! Ganhar ao Benfica, no contexto desportivo actual, já não representa notícia sensacional. Mas apagar a luz à velha àguia por 3-0 depois de meio século de tentativas infelizes, isso sim, é do dominio histórico!!!

Porém, eu sabia que um dia isso iria acontecer! Por isso, festejei antecipadamente com dois grandes admiradores da região da Bairrada e da vida académica: Klaus Meine e Rudolph Schenker, respectivamente vocalista e guitarrista, ambos líderes dessa famosa banda de hard rock Scorpions!!!!

Como não sou gajo de copos nem de fumos, cada vez que nos encontramos, terminamos a noite numa grande jantarada, onde se discute de tudo. Essa coisa do Sexo, Drogas & Rock & Roll é já um mito!

Os músicos que conseguiram chegar aos 60 anos e os que lá quase estão, tentam entrar naquele esquema do forever young!! E, para isso, as concessões sao imensas!!! Basta ver o Mick Jagger, que frequenta muito os lugares onde se faz spa, deita-se agora muito cedo, enfim, leva uma vida regrada!!

Em francês diz-se si tu veux aller loin, il faut ménager la monture! E os gajos não são burros. Eles sabem disso!! As imagens extravagantes nos jornais? Man, tudo isso é propaganda! Marketing!!

Voltemos aos ferozes escorpiões! Como os gajos são de Hannover, onde existe uma equipa na 1ª divisão alemã, propus que um dia destes se realizasse um Académica-Hannover com muita música pelo meio!!!

Claro que lhes falei das características da nossa Briosa, do meio académico e, sobretudo, das mulheres portuguesas.

Daí que, no final do jantar, fizéssemos estes clichés comprovativos da simpatia que têm pela Briosa!!! Devo dizer que estes gajos me devem imensos favores e, sobretudo, à região da Alsácia (especialmente Colmar, a capital do vinho da Alsácia), pois foi aqui que começou toda essa grande aventura que os levou a ser conhecidos mundialmente.

Tocavam frequentemente em Estrasburgo, Colmar ou mesmo Mulhouse, quando ninguém os conheciam. Através das minhas entrevistas para a "Música & Som" e da minha amizade com as organizações de concertos em Lisboa, fui eu que iniciei esses primeiros contactos para a primeira ida a Portugal.

Houve sempre entre nós um respeito recíproco e é uma banda que tem o imenso mérito de reconhecer quem lhes foi tão indispensável nos primeiros tempos! Daí as peregrinações anuais a que tanto nos habituaram.

A deste ano realizar-se-á em Estrasburgo, no novo Zenith (uma sala de espectáculos tipo Pavilhão Atlântico) a 25 de Outubro e contará com um convidado de honra, Ulli John Roth, um guitarrista virtuoso, que fez parte da formação original dos Scorpions! Um concerto a não perder, seja qual for o motivo!!

Colaboração de José Oliveira, em Colmar (Alsácia, França)

2 comentários:

Paulo disse...

Gim, distraíste-te com esta malta copofónica e musical e falhaste a cabazada do Dia da Águia in loco, abençoado seja para todo o sempre. Eu estive lá e foi um gozo do caraças. Abraço, PO

Paulo disse...

Ia-me esquecendo: viva o 25 de Abril!