sábado, 26 de abril de 2008

O PUTO DO CALHABÉ E PATTI SMITH

De regresso de Paris vim consultar o blog e constato UMA FALHA IMPERDOÁVEL na etiqueta 'Revistas/Jornais'. Não existe nenhuma, absolutamente nenhuma, referência àquela obra que muitos consideram como sendo a Bíblia Portuguesa dos anos 70 e 80 em matéria de jornalismo musical: a revista MÚSICA & SOM!!!!

Possuo quase todos os números a partir do número 1. Poderei alimentar o blog com algumas pérolas e raridades. Havia alguém da M&S naquela altura (and he's still alive today), que conseguia ir entrevistar a Londres, à Alemanha, à Suiça, no Luxemburgo e aqui em França, em exclusivo para Portugal, o BOB DYLAN, o FRANK ZAPPA, os GENESIS, os PINK FLOYD e toda essa maralha!

Pois isso foi obra de um puto do Bairro Marechal Carmona (em Coimbra City) que, seguindo os traços do Vasco da Gama, se meteu ao caminho da nebulosa 'Around The Music' e, contra ventos e marés (editoras, managers e outras máfias), foi pouco a pouco eliminando todos os obstáculos que lhe apareciam pela frente até conseguir o tão desejado estatuto 'd'habitué' e vêr-se frequentemente convidado a visitar estúdios de gravações e a conviver com os artistas em backstage!

Será que vocês se apercebem da qualidade deste Blog IÉ-IÉ? O Santo da casa conseguiu mesmo fazer um milagre! Isto é uma autêntica PRECIOSIDADE!! Brevemente vou ganhar coragem para contar inúmeras histórias vividas ao longo destes 32 anos de concertos e entrevistas.

Talvez comece por aquela história incrível em que aquele que é considerado como sendo "o Mozart do Século XX" salvou a BRIOSA no ano passado, de descida de divisão!!!! Vá lá, antecipem: QUEM É O MOZART DO SÉCULO XX?

Colaboração de José Oliveira, em Colmar (Alsácia, França)

12 comentários:

paulo disse...

Também me recordo da Música & Som! Guardo um exemplar de um número dedicado exclusivamente aos Beatles! Creio ter sido a primeira vez em que acedi a literatura sobre a matéria; recordo ainda que tive uma dificuldade do caraças em responder a um passatempo que vinha nas últimas páginas, em que apareciam partes dos rostos de cada um dos Beatles e se pedia que se descobrisse que parte era de quem... Com esse número vinha também um poster!

filhote disse...

De facto, é imperdoável que a Música & Som nunca tenha sido motivo de destaque no "nosso" blogue...

Tendo eu 41 anos de idade, podem imaginar como a Música & Som foi primordial na minha formação musical. Naquele final dos anos 70, início dos 80, era mesmo a bíblia.

Lembro-me como se fosse ontem. No Verão quente de 82, fui a Madrid ao show que mudou a minha vida... The Rolling Stones!
Depois, comprei a Música & Som, curioso para saber o que a Bíblia tinha pensado e sentido sobre esse show. Pois bem, nunca li uma reportagem que reproduzisse tão bem tudo o que se passou no Estádio Vicente Caldéron.

Tenho até um número com um grande artigo sobre a Patti Smith... ela sempre foi tão feia... urgh... e porém, capaz de criar tanta beleza sonora...

filhote disse...

Mozart do século XX???

Keith Richards?

Ah, já sei! Havia um Mozart, brasileiro, que jogou no Joane e no Varzim... ele passou pela Briosa?

rsrssrrsrrsrsrr

ai kei dcair disse...

Ó Zé .... eu sei quem é... mas não digo a ninguém. Só digo que o nome começa por Z. E ainda bem que deixaste os CD ao pé do leitor, se não desciamos....

ai kei dcair disse...

Ó Filhote:
Então
..... a Patti Smith... ela sempre foi tão feia... urgh... e porém, capaz de criar tanta beleza sonora...

como É????
Então e a beleza interior ??? HÃ

cresce e desaparece

filhote disse...

Ahahahahahaah!!!

Caro Joca, justamente por ter uma grande beleza interior é que a Patti Smith foi capaz de criar tamanha beleza sonora!

Aquele urgh, exprimia mais a minha reacção primitiva-sexual a essa grande senhora do Rock. Que em máteria de sensualidade e sexualidade, convenhamos...

ié-ié disse...

Ó Filhote, vou sair agora! Sabes o que vou fazer? Vou à anteestreia de "Shine A Light"!

Yes!

LT

filhote disse...

Finalmente, Ié-Ié!

Bobbyzé disse...

Eh!Pà!Haja cuidado, porque a Patti Smith poderà um dia obtêr o estatuto de "SANTA"!Tantos foram os milagres que esta mulher produziu ao longo de todos estas décadas! "GLORIA" a Deus seja louvada!!E compreensivel que tenha um imenso respeito por ela. Mas tenho uma fotografia que lhe tirei, onde ela apresenta um enorme bigode que, se a publicasse, acho que ia prêso!!!

ai kei dcair disse...

Ó zé : Venha lá o bigode que a malta toda tem o photoshop.

Queirosiano disse...

No programa "Later With Jools Holland" de 26.04.02 (existe em dvd), a senhora aparece a cantar "Because the night" ostentando um belo bigode. E o cameraman não a poupou aos grandes planos.

Bobbyzé disse...

Nao, prefiro guardar o bigodezinho na gaveta!A Patti Smith é uma fulana tao bacana, com uma cultura geral impressionante e uma excelente fotografa!Nao percam a sua actual exposiçao em Paris na Fundaçao Cartier!
Vocês devem compreender que quando se lida com esta malta, tem que havêr uma dose minima de respeito. E esta senhora, merece-o!E uma das unicas a criticar publicamente o govêrno BUSH!Gostava de a têr conhecido quando ela tinha 25 anos!