sábado, 12 de abril de 2008

JOSÉ CID, O MAXIME


(José Cid ao vivo no Maxime, com Herman José e Tozé Brito nos coros - imagem da benfiquista - eheheh - Teresa Lage. Mike Sergeant ao fundo.)

Depois de uma brilhante vitória da Associação Académica de Coimbra num estádio da capital, tida não sei porquê como "a catedral", por um expressivo 0-3, a noite só podia terminar com um não menos brilhante concerto de José Cid num emblemático venue lisboeta, Maxime.

Quem diria que há 35 anos, moi, je, trabalhava no 5º andar do mesmo prédio do Maxime. Adelante! Nesse tempo, também a Académica disputava os primeiros lugares...

Além de moi, je, e de Teresa, nas primeiras mesas - cortesia de David Benasulin (da editora Farol) -, vi também no lusco-fusco Herman José e Tozé Brito, que acabaram por subir ao palco, e ainda Mariza, Zé da Câmara e Duarte Cancela de Abreu.

José Cid, que entrou insolitamente em palco com uma sacola - "são as minhas coisas", dir-me-ia no final - cantou durante duas horas e eu pensei com os meus botões: "é exactamente igual aos concertos de Paul McCartney: toda a gente delira com as canções antigas, ninguém conhece as mais recentes, as piadas são sempre as mesmas de concerto para concerto, mas toda a gente o adora".

Entre outras, José Cid cantou "Na Cabana Junto à Praia", "20 Anos", "A Lenda De El Rei D. Sebastião", "Rock Rural " ("o primeiro rock português"), "Mellotron O Planeta Fantástico" ("do meu disco mundialmente conhecido"), "The Hunter" ("sabia eu lá a letra", confessou-me Tozé Brito em palco), "Sonhador", "Ontem, Hoje E Amanhã", "Coração de Papelão", "Favas Com Chouriço", etc e tal.

Basicamente, foi um bem divertido espectáculo, com um José Cid no seu melhor e com os comentários do costume.

Eu, por mim, estava nas nuvens: 3-0 não é todos os dias. Ainda me meti com o Tozé Brito, mas ele desmanchou-me: "como sabes, sou do Benfica, mas também sou da Académica e, às tantas, até estava a gritar pelos 4-0".

Muito pacato, Herman José estava atónito!

Quem não ligou pêvea aos meus provocatórios SMSs foi o Paulo, irmão da Teresa, bem como outros amigos benfiquistas, João Amorim, Luís Batoque. Porque seria? O "dr. pernoca" foi o único tolerante, condescendente...

Ah! O canalha Mira estava feliz! Sai t-shirt!

Não foi Nuno Gomes que pediu uma "partida limpa"? Pimba!

Brioooooooooooooooooooooooooooooooooosa!!!!

8 comentários:

JC disse...

Eu, por mim, estava ansioso pelos 10 ou 20 a zero. Talvez fosse a melhor maneira de LFV se demitir. Obrigado, Académica, apesar de te teres transformado recentemente de "Briosa" numa sucursal de um clube galego dirigido por um "padrinho"!

ié-ié disse...

Ai essa raiva incontida, companheiro!

LT

Rato disse...

Tal como o Tozé Brito, aqui o Rato também deu por ele a pedir por mais...
É que nestas coisas, que são para recordar, quanto maior a sensação melhor!

Blogger disse...

Aqui também há bruxas ...

Para quem não saiba José Cid é "barão do cruzeiro" e a sua família tem origens em Albergaria-a-Velha
(tendo o bisavô - descendente de uma família tradicional de AAV - migrado para Mogofores onde construiu a actual moradia do nosso CID, el Campeador)

http://blogdealbergaria.blogspot.com/2008/04/francisco-luiz-ferreira-tavares-baro-do_09.html

Blogger disse...

José Cid é José Albano, pelo que não seguiu uma antiga tradição da Família dos Luízes

"pertencia à ilustre e muito antiga “Família dos Luizes”, assim chamada porque no nome de baptismo de todos os homens figurava o nome Luís em segundo lugar."

O trisavô era Manuel Luíz, o bisavô era Francisco Luíz, etc.

Vicente Murta disse...

Os 3 a zero foram muito bons mas o concerto do Zé Cid foram melhores.

Descobri um video fantástico dessa noite numa rádio local que fez reportagem no Maxime.

http://mirobrigablog.blogspot.com/

Ah ganda Zé!

LSO disse...

Obrigado pelo link que deixou no blogue da Miróbriga.
Pelo que estive a ler teremos estado, em simultâneo, em dois concertos nos últimos 15 dias. Este de José Cid no Maxime e na Aula Magna com os UHF!
Um abraço!
Luís do Ó

http://ooutrolugar.blogspot.com

Mirmo disse...

Mas o post não era sobre o José Cid???

Porque razão resvalou tão acintosamente para o jogo Benfica-Académica?

Viva o José Cid, reabilitado pela história (e pelo seu trabalho).