quinta-feira, 6 de novembro de 2008

MARIA JOSÉ VALÉRIO


iPLAY/VALENTIM DE CARVALHO - IPV 1393 2 - 2008

Bom Dia Lisboa - José da Trincheira - Pregão do Ardina - O Fado - Fado da Solidão - Sem Ti São Longos Os Caminhos - Canção do Assobio - Menina dos Telefones - Só em Paris - Meu Amor É Italiano - Não Sei, Não Vi - Menina Destravada - Tômbola Twist - Quando O Meu Namorado Fala Comigo - Marcha do Sporting - Marcha do Estoril-1965 - Santo António do Estoril

Enquanto Jorge Mourinha e Miguel Cadete escarafuncham os arquivos da Valentim de Carvalho à procura do pop/rock português, José Moças e João Afonso foram à procura da música ligeira, incluindo aqui o fado de Lisboa.

Além dos arquivos da Valentim de Carvalho, o que há mais de comum é a iPlay (ex-Som Livre) que tem assim prestado um serviço público na divulgação da produção discográfica nacional.

Sobrinha do maestro Frederico Valério, Maria José Valério, com a sua "Marcha do Sporting", é um dos exemplos desta série "O Melhor De".

4 comentários:

Rato disse...

É..., parece que as editoras estão a acordar. Devagar, devagarzinho...

Anónimo disse...

Independentemente dos géneros em causa, é muito mais interessante o conceito da colecção "Do Tempo do Vinil", que apresenta, de forma cronológica, a obra completa de determinados grupos ou artistas ou, no mínimo, a obra completa gravada para a Valentim de Carvalho. Os artistas da canção ligeira mereciam também o mesmo tratamento... Abraços

Rato disse...

Completamente de acordo, ó anónimo! Mas "conceitos" à parte, eu pelo-me é por ouvir coisas dos anos 60 que, ou não conheço de todo ou não ouço há já dezenas de anos. E é sempre de saudar a saída destas coletâneas, mesmo que parciais.

Anónimo disse...

Só conheço dois temas:

- A marcha do sporting não é nada de especial (e eu sou do SCP)

- "A menina dos telefones" é engraçada

E a cantora também era engraçada :)

Mas não aguento tanto protagonismo verde :)