quarta-feira, 26 de novembro de 2008

EDDIE COCHRAN


LIBERTY - LEP 2180 - 1959 - edição britânica

Mean When I'm Mad - Stockin' 'N' Shoes - Teresa - That's My Desire

7 comentários:

JC disse...

Saúda-se, sendo de um género por aqui tão raro...

ié-ié disse...

Tem razão, JC, anos 50 não é, efectivamente, nem o meu forte, nem a minha "cup of tea", mas aceito de bom grado toda e qualquer contribuição.

LT

JC disse...

Ora então vamos lá! "That's My Desire" é um tema pré-rock n' roll (1931) que tem um infindável nº de versões, algumas de contemporâneos de Eddie, Jerry Lee Lewis e Buddy Holly, por exemplo. Tb Cliff Richard gravou o tema no álbum Cliff Sings (quando Cliff ainda era + ou - audível). E aqui se começa a provar "que isto anda tudo ligado". Como todos sabem, Eddie morreu num desastre de táxi a caminho do aeroporto de Londres, em 1960, desastre em que Gene Vincent ficou ferido c/ gravidade. E que tem isto a ver c/ Cliff? Bom, Brian Locking, que em má hora substituiu Jet Harris como guitarra-baixo dos Shadows, e Brian Bennett, idem para o lugar de Tony Meehan - aqui o prejuízo foi menor, tinham ambos tocado, e gravado, com Vincent e Cochran integrados num grupo chamado Wild Cats, durante a estada de ambos no UK. Esta é uma curiosidade, para além de não perceber mtº bem como podiam Brian Locking e Brian Bennett intitular-se "wild cats"!!!

Rato disse...

Outras curiosidades: o taxista pagou uma multa de 50 libras, esteve preso 6 meses e ficou sem carta de condução durante 15 anos!
O carro foi rebocado para uma estação de polícia e por lá ficou, aguardando o resultado do inquérito. Dave Dee (dos futuros DD,D,B,M&T) era na altura polícia nessa estação e aprendeu a tocar na guitarra que estava dentro do carro, pertencente a Eddie Cochran.
Isto anda realmente tudo ligado!

Anónimo disse...

Como está a chegar o Natal, só uma pergunta:
Onde está o coelhinho?
Áh!!! Estavam a falar de música...
Pensei que era um concurso...
Para que número tenho que ligar?

filhote disse...

Para quem não sabe, Eddie Cochran foi o melhor guitarrista da sua geração. Talvez igualado apenas por James Burton.

Não é de admirar, por isso, que Cochran tenha sido um "session musician" bastante requisitado, e um compositor com canções espalhadas por inúmeras gravações de outros artistas.

Além de tudo isto, Eddie Cochran ainda criou alguns dos "riffs" mais influentes na linguagem Rock. Bandas como The Kinks, The Who, ou The Rolling Stones que o digam...

Vamos dançar? "C'mon Everybody!"

ié-ié disse...

Aprecio bastante a versão dos Hollies.

LT