sábado, 22 de novembro de 2008

40 ANOS: RUI PATO


É complicado contribuir para esta efeméride com um qualquer depoimento, porque só muito tarde descobri o valor musical dos Beatles, assim como o papel relevante que eles tiveram na mudança dos estilos musicais da época, até na mudança das mentalidades.

E porquê? Porque eu fiz parte daqueles que, na altura, desprezavam toda a cultura artística anglo-saxónica, virando-nos apenas para os que faziam da arte uma arma de contestação ao poder "imperialista", tal como os músicos e poetas franceses, italianos, espanhóis, cubanos e alguns poucos americanos.

Ensaiavam-se os primeiros passos da música de intervenção em confronto com o nacional cançonetismo, com o Zeca, o Cília o Adriano, o Sérgo Godinho,etc, etc.

O planeta estava repleto de injustiça social e de conflitos graves; estávamos no rescaldo da guerra civil espanhola, começara há pouco a guerra colonial, o Vietname, a Índia tinha-se revoltado contra os colonialismos, Fidel e Guevara eram os heróis da altura.

O aparecimento dos Beatles não foi apreciado nos primeiros tempos, já que aparentava, numa análise que então fazíamos, reconheço agora, preconceituosa e um pouco dogmática, ser um produto da cultura urbana de jovens ingleses sem qualquer preocupação social.

Só mais tarde, eu e todo esse "cluster" de músicos contestatários nos viémos a aperceber da verdadeira dimensão musical, também social e política, desses meninos de Liverpool.

Rui Pato

Rui Pato, 62 anos, médico pneumologista, foi o viola clássico dos primeiros tempos de José Afonso e de Adriano Correia de Oliveira. É hoje presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra, EPE.

1 comentário:

Bobbyzé disse...

Rui!Sao 5 da manha e là fora estao 3 graus abaixo de zero!!!Jà hà muito tempo que nao vinha ao Yé-Yé!
Adoro os Beatles mas houveram nomes tao importantes (senao mais importantes)para mim como os Fab 4!Refiro-me por exemplo ao meu Guru de sempre: FRANK ZAPPA (que tive a felicidade de entrevistar 5 vezes) ou os CROSBY, STILLS , NASH & YOUNG! Esta tua revelaçao surpreende-me bastante mas a tua virtuosidade como musico vem dessa total entrega ao estudo da guitarra classica!
Cheguei ontem de Paris. Fui vêr um dos melhores guitarristas mundiais: WALTER TROUT! Uma delicia! Volto a vê-lo a 6/12 em Friburgo na Alemanha!!Quem corre por gosto nao cansa!!!Um ganda abraço!!