segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

CONCERTO DE ANO NOVO


SONY - SK 45808

New Year’s Concert 1990

Em 1990, o Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmórnica de Viena foi conduzido por Zubin Mehta.

 O deste Novo Ano foi conduzido por Riccardi Muti.

Ao longo dos tempos, o pai foi um atento espectador das transmissões televisivas dos Concertos para Jovens,  de Leonard Bernstein, dos Concertos Promenade, transmitidos  do Royal Albert Hall, dos Concertos de Ano Novo da  Orquestra de Viena.

Dos Concertos Promenade gostava particularmente da última noite, onde infalivelmente, aparecem a Marcha de Pompa e Circunstância, de Elgar, o Rule, Britannia e Jerusalém, com toda a sala a cantar em coro.

Nunca conseguiu encontrar um disco, ao vivo, de uma das últimas noites dos Proms, mas ouvia, com regularidade, a Marcha de Pompa e Circunstância.

Lembra-se do dia em que  telefonou a dizer que comprara o disco do Elgar, na Discoteca Melodia, e que isso merecia uma garrafinha.

 Comovia-se com os Concertos de Ano Novo, principalmente quando o maestro se dirigia ao público, na Grande Sala do Musikverein, cheia de glamour e arranjos de flores, e aos milhões de espectadores espalhados pelo Mundo, gritava o seu Prosit Neujahr, a habitual saudação de Ano Novo e acompanhava com júbilo as palmas na Radetzku March.

 Nos anos em que, juntamente com pai, via o concerto, lá estava ele a informar que os bilhetes para o concerto do ano seguinte esgotavam logo nos primeiros dias de Janeiro.

 Numa velha entrevista do António Lobo Antunes, ele dizia:

Eu vejo sempre o concerto de Ano Novo, com música do Strauss, e comovo-me ate às lágrimas.

Texto: Gin-Tonic

Sem comentários: