quarta-feira, 17 de junho de 2015

ELASTIC OZ BAND


APPLE - N-38-25 - edição portuguesa (1971)

God Save Us (John Lennon/Yoko Ono) - Do The Oz (John Lennon/Yoko Ono)

Produção de John Lennon, Yoko Ono, Mal Evans e Phil Spector.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ringo também entra neste disco onde o mentor foi Lennon e o artífice do som foi Phil Spector que aqui dá mais uma mostra do seu estilo inconfundível que o tornaria famoso, o forte “bass” e secção rítmica incluindo metais para soar bem na rádio.

O curioso é que o “Us” de “God Save Us” na verdade pretende referir-se ao nome “OZ” de uma controversa e satírica revista, o equivalente inglês-australiano à francesa Charlie Hebdo, cuja irreverência, nomeadamente umas maldades que fizeram ao ursinho Rupert da banda desenhada, motivaria um processo judicial acusando os responsáveis de "conspiracy to corrupt public morals", um crime cuja moldura máxima poderia chegar à prisão perpétua, coisa rara no liberal UK. Desta acusação só se viriam a safar na instância de apelo. Um caso que está para o UK com o da revista Hustler está para os EUA.

Este Bill Elliot da capa vai posteriormente fazer parte dos Splinter, banda esta apadrinhada por George Harrison e cuja obra prima é esta:
http://guedelhudos.blogspot.pt/2013/07/splinter-com-george-harrison.html

Da Apple para a Dark Horse, dois cavalos de corrida para saltos de obstáculos que ninguém desdenharia.

JR

ié-ié disse...

as coisas que vocês sabem...

LT

Anónimo disse...

"As coisas que vocês sabem".Ah Ah!
Claro que também há alguma investigação pelo meio que quando se torna curiosa não resisto a divulgar, já que apenas sei o suficiente para poder dizer que nada sei. O mérito vai todo para a postagem que nos surpreende e nos faz, não só alimentar memórias mas também as aprofundar.

Acrescentaria que, se os responsáveis da OZ se safaram da prisão o mesmo não aconteceria muito mais tarde com Phil Spector, que hoje cumpre um pena de prisão que pode ir à perpétua, uma vez que só após cumprir 19 anos de pena (88 anos de idade), pode requerer liberdade condicional, podendo esta não lhe ser concedida, isto pelo homicídio de uma mulher que aquele conhecera horas antes e levara à sua mansão.

O genial produtor e artífice do som gostava de empunhar a sua arma pessoal bastando qualquer altercação para rapidamente a sacar do bolso, quem sabe se confundindo com o lenço de assoar ou enfeitiçado pelo som "bass" da mesma, ou talvez engatilhado com um "shot" de alcool a mais. As histórias relatadas de Spector arvorado em Lucky Luke são mais que muitas e foram suficientes para a Justiça californiana não acreditar na versão do acusado segundo a qual a mulher se teria suicidado usando a arma daquele. Pode até estar inocente mas, "tantas vezes o cântaro vai à fonte, que algum dia lá deixa a asa"

Infelizmente para Spector, não havia ali um qualquer "Wall of Sound", ou melhor de tijolos, entre ele e a mulher.

JR

ié-ié disse...

Conta-se que Spector chegou a sacar de uma arma em sessões de gravação com John Lennon!

LT