quarta-feira, 19 de março de 2014

POR ESTE RIO ACIMA


COLUMBIA/SONY - COL 489485 - 1984

CD 1

É O Mar Que Nos Chama (instrumental) - O Barco Vai De Saída - Porque Não Me Vês - A Guerra É A Guerra - De Um Miserável Naufrágio Que Passámos - Como Um Sonho Acordado - A Ilha - A Voar Por Cima Das Águas - Olha O Fado

CD 2

Por Este Rio Acima - O Cortejo dos Penitentes - O Romance de Diogo Soares - Navegar, Navegar - O Que A Vida Me Deu - Lembra-me Um Sonho Lindo - Quando Às Vezes Ponho Diante dos Olhos

Letras e músicas de Fausto, orquestrações, direcção musical e produção de Eduardo Paes Mamede, participações especiais de Júlio Pereira.

Capa de José Brandão.

"Por Este Rio Acima" é considerado o melhor disco de Fausto.

4 comentários:

frs disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Por_Este_Rio_Acima Será que o CD foi lançado em 1984? A Triângulo lançou em 1982. Era uma etiqueta da Sassetti? A reedição aconteceu apenas 2 anos depois! Já agora quando terá sido o primeiro disco português lançado em CD (mesmo que simultanea/ em vinil)

Anónimo disse...

“Por este rio acima” é o melhor disco de Fausto e, atrevo-me a dizer, que depois deste ainda não ouvi melhor na música portuguesa agora submersa num lodoso Amazonas de vulgaridades que vão por este rio abaixo levados pela corrente em direcção à foz.

Nele Fausto dá expressão musical a outra obra prima, esta da literatura portuguesa e universal. Refiro-me a “Peregrinação” de Fernão Mendes Pinto onde é relatado todo o rol de grandezas e misérias, venturas e desventuras de intrépidos aventureiros, entre os quais o autor e o Ulisses do mar António de Faria, a bordo de frágeis naus catrinetas vulneráveis às monções, na rota de surpresas que se escondem em cada enseada ou ilha de um desconhecido e misterioso extremo oriente povoado de piratas, tesouros e imaginário que só este autor e Salgari souberam exaltar, cativando o nosso sonho.

Faltava uma equivalente aventura musical que só Fausto conseguiu lograr, conduzindo o leme “p'ra lá da loucura p'ra lá do Equador … com sonhos de prata e fantasia com sonhos da cor do arco-íris, em terra de pimenta e maravilha, com sonhos de prata e fantasia, com sonhos da cor do arco-íris desvaira se os vires desvairas magias”. E o barco ainda só estava de saída daquela vida boa que era a de Lisboa.

Ainda estava por acontecer o embate com o tenebroso perro do Coja Acém “ o fogo no mar, os peixes a arder …escorre sangue o céu e a terra, pois por mais que seja santa, a guerra é a guerra”.

Se a guerra é a guerra, a música é a música e nada ilustra melhor a genialidade de Fausto como a faixa que dá título ao duplo álbum. Nela “cheguei perto do sonho, flutuando nas águas, dos rios dos céus, recebendo ofertas de músicas suaves em nossas orelhas leve como o ar terra a navegar, meu bem como eu vou por este rio acima ”, contra corrente e em direcção à nascente de uma trilogia "Lusitana Diáspora".

Fausto é tudo menos um dos loucos de Lisboa que nos fazem acreditar que os rios nascem no mar.
Oh Ana, vem ouvir !

JR

ié-ié disse...

Belíssimo texto, sim senhor! Muito bom!

Quanto a FRS... vou tentar saber, é uma boa questão!

LT

ié-ié disse...

Com efeito, está tudo certo! A edição original, em vinil, é de 1982, a reedição, em CD, é de 1984.

LT