quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DIGITAL DOS BEATLES


A lei em vigor na União Europeia garante a atribuição de direitos até 70 anos sobre as gravações, mas caso nunca tenham sido editadas o limite deste intervalo de tempo fixa-se em 50 anos. 

É por isso que hoje uma antologia de gravações inéditas dos Beatles chega ao mercado digital. 


Isto porque, se o álbum de estreia Please Please Me, lançado em 1963, tem os seus direitos defendidos por mais duas décadas, já as gravações ainda inéditas que decorreram das mesmas sessões ou as demais feitas nesse ano alcançariam a 31 de dezembro a data-limite para que os direitos se mantivessem na posse de quem até aqui os tem gerido. 


Esta deverá ser a principal razão para explicar o lançamento desta semana.

Beatles Bootleg Recordings 1963 apresenta um total de 59 faixas, entre as quais gravações feitas na BBC (rádio e televisão) e sessões de estúdio, entre as quais haverá quatro takes do tema She Loves You e cinco de A Taste of Honey, segundo avançou a BBC. 


Estes temas, nestas gravações, terão assim 70 anos de direitos fonográficos a partir do momento do seu lançamento. A edição é exclusivamente digital, estando disponível apenas através da loja iTunes, onde está presente todo o catálogo digital dos Beatles. 


A notícia começou por surgir num blogue de fãs - o Wog Blog, acessível em http://wogew.blogspot.co.uk - que levantava há dias a possibilidade deste lançamento e a sua justificação enquanto estratégia de defesa de direitos.

Este não será, contudo, o primeiro lançamento digital do catálogo ds Beatles. Editada em 2012, a compilação Tomorrow Never Knows (lançada via iTunes) recuperava uma série de temas mais elétricos do catálogo. 


Uma notícia avançada pela BBC levantava a possibilidade de esta ser uma edição com acesso limitado no tempo, o que permitiria um tratamento em suporte físico do material aqui reunido. A hipótese deste modelo de recuperação de inéditos ganhar uma regularidade anual é também ponderada. 


Nuno Galopim in sound + vision

1 comentário:

Jaime Pereira disse...

O que é lamentavel é que os "chulos" do costume continuem a viver à custa dos criadores que dizem defender e proteger. Obra como a dos Beatles deveria ser Open para fins não comerciais e dar a possibilidade à geração que os viu e ouviu de continuar a "curtir" até morrer...
Nos tempos cinzentos que vivemos os mercados tratam-nos da saúde e até nos tiram a alegria que nos resta.
Malta "bora" criar uma "pirat bay" para jovens dos 60's onde possamos partilhar as nossas colecções de música FREE!
Radio Caroline Forever!