sexta-feira, 26 de julho de 2013

MORREU JJ CALE

Compôs para Eric Clapton e Johnny Cash, entre muitos outros. O cantor e compositor americano JJ Cale morreu hoje na Califórnia, de ataque cardíaco, aos 74 anos, pode ler-se no seu site.

Nascido no estado americano do Oklahoma, JJ Cale teve uma carreira com mais de meio século. E canções como After Midnight e Cocaine, compostas para Eric Clapton nos anos 70, foram alguns dos seus maiores sucessos.

Os dois voltaram a juntar-se em 2006 para gravar o álbum The Road To Escondido, que valeu um Grammy a JJ Cale.

O músico compôs ainda temas para Johnny Cash, Lynyrd Skynyrd, Santana, The Allman Brothers ou The Band. Depois da edição do seu último álbum, Roll On, gravado em 2009, JJ Cale confessava:
Lembro-me do meu primeiro álbum. Tinha 32 ou 33 anos e pensava ser demasiado velho. Mas agora dou por mim a fazer isto aos 70 anos, Por vezes pergunto-me o que estou a fazer aqui, estava melhor a preguiçar em qualquer lado. 

Mas para este artista eclético, guitarrista, produtor, engenheiro, cantor, compositor, a música era uma vocação. Recentemente escrevera Angel, uma canção do álbum de Eric Clapton editado em Março. Na gravação era o próprio JJ Cale quem tocava guitarra.

Colaboração de Gin-Tonic

2 comentários:

Anónimo disse...

R.I.P.

E Mick Farren dos The Deviants, também nos deixou no Sábado, se não me engano ... R.I.P.

Anónimo disse...

Neste mês de Julho, faz precisamente 60 anos que um rapaz do Misssissipi, a viver em Memphis, Tennessee, se deslocou ao estúdio de gravação Sun Records, para gravar um acetado.

Depois desta gravação a música não seria mais a mesma.

Espero que algém se lembre dessa efeméride em relação a alguém que conta aqui com 47 etiquetas.

Só falta um dia para acabar o mês de Julho

R.I.P. para JJ Cale e para o rapaz do Mississipi a que me refiro.

JR



JR