terça-feira, 24 de janeiro de 2012

THE FIRST ROCK AND ROLL RECORD


FLAMOUS FLAMES - FLAMECD01 - 2011

Qual o primeiro disco de rock da História? Esta é a pergunta do milhão de dólares!

Não há resposta!

A Flamous Flames, pela pena de Dave Henderson, da revista britânica Mojo, dá-nos 82 hipóteses de respostas, de "The Camp Meeting Jubilee", de 1916, de autor e intérprete desconhecidos, a "Heartbreak Hotel", de 1956, de Elvis Presley.

When I first heard "Heabreak Hotel", I could hardly make out what was being said. It was just the experience of hearing it and having my hair stand on end. We'd never heard American voices singing like that. They'd always sung like Sinatra or enunciate very well (John Lennon)

14 comentários:

Abel Rosa disse...

Grande Disco... Grande Livro!

filhote disse...

Heresia!

Como é possível citar-se "Heartbreak Hotel", de 1956, quando Elvis já gravava discos de Rock'n'Roll desde a Primavera/Verão de 1954?

Dois bons exemplos do Rei, na "invenção" do Rock'n'Roll, serão sempre "Good Rockin' Tonight" e "Baby Let's Play House"... discos da Sun, anteriores à fase da RCA...

LSO disse...

"Heartbreak Hotel"?!?! Não é para levar a sério!

Abel Rosa disse...

Qual Heresia... cuidado com os comentários apressados. Não sou defensor oficioso deste disco, pelo menos do LIVRO sou ( o CD é influenciado no Livro)mas cuidado que muitas vezes é por uma questão editorial ou de direitos de autor ( o Mr. Ié-Ié sabe bem do que falo)... Filhote, o livro com o mesmo nome é uma boa investigação o CD tenta ilustrar com limitações...

Jack Kerouac disse...

"Rock Around The Clock" é de 1954, e nem esse é o primeiro,portanto "Heartbreak Hotel" nunca pode sequer ser considerado para esse campeonato.

ié-ié disse...

Heresia, ou melhor, esquecimento/distracção, é a do Filhote que só vê rock em Elvis.

Muito antes de Elvis, já havia rock!

No texto apontam-se hipóteses de "de" a "a" como balizas.

No entrementes há muito rock, como do próprio Elvis, "That's Allright Mama", de 1954,(esquecido por Filhote), "Rock Around The Clock", de 1955, já apontado por JK, e outros de Les Paul and Mary Ford, LLoyd Price, Ray Charles, Joe Turner, Bo Diddley, Chuck Berry, Little Richard, Carl Perkins, enfim, um mudo que obviamente não se confina a Elvis.

LT

JC disse...

Bom, o 1º disco de rock n' roll é a versão de Elvis de "That's Allright", um blues de Arthur Crudup. O resto são disparates e conversa para encher páginas. Isso não significa que o termo já não existisse (era um eufemismo para designar o acto sexual) e não pudesse surgir em alguns temas de música negra. Mas rock n' roll é mais do que apenas música, é um movimento social, cultural e ideológico que parte e é desencadeado pela fusão entre a música de negros e brancos.

filhote disse...

Subscrevo, em absoluto, as palavras escritas pelo JC.

E não me esqueci de "That's Alright", companheiro Ié-Ié! Apenas citei outros dois bons exemplos da fase da Sun - não disse que eram as primeiras gravações.

Volto a frisar, como já o fiz várias vezes por aqui: foram os discos e shows de Elvis Presley entre 1954 e 1956 - principalmente os shows - que mudaram a vida de Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Little Richard, Buddy Holly, e Chuck Berry, só para citar alguns exemplos. Todos eles confessaram seguir pelo caminho traçado por Elvis... o ritmo, o penteado, a dança, as roupas, a forma de cantar, a atitude...

... antes de Elvis havia Blues, Hillbilly, Country, Western, Gospel, Rhythm and Blues... depois, ROCK'N'ROLL!!!

filhote disse...

De qualquer forma, ficou entendida a explicação do Abel sobre a inclusão de "Heartbreak Hotel".

Aquele abraço!

filhote disse...

Errata: ler "That's All Right", em vez de "That's alright".

ié-ié disse...

E em Portugal? Qual o primeiro rock?

LT

Dr. Bell Otus disse...

Olá,
Gosto de vir "espreitar" este blog, pois há algo sempre interessante.

Procurando qual o primeiro disco de Ike Turner, fui parar aqui :

http://en.wikipedia.org/wiki/First_rock_and_roll_record
#.22The_first_rock_and_roll_record.22

Saudações

JC disse...

Em Portugal, tanto quanto se sabe, acho que o Joaquim Costa terá sido pioneiro, seguido pelo Zeca do Rock. Os Conchas e o Daniel Bacelar tenderia a incluí-los mais naquela categoria de "teenage idols" a que pertenciam Ricky Nelson e os Everly Brothers que, note-se, tb não teriam existido sem o rock and roll e do qual tinham influências. Mas disto (do rock português), tu, LT, és bem mais conhecedor do que eu.

ié-ié disse...

Também não sei muito bem... Eu até acho que não há (ou não houve) um verdadeiro rock em Portugal.

Esse Joaquim Costa é uma invenção recente com pouca consistência e/ou relevância histórica.

De resto, estou de acordo com JC: Daniel Bacelar e os Conchas são, de facto, mais "teenage idols", e Zeca o mais próximo do rock "as we know it".

Sim, acho que me vou ficar pelo Zeca como o pioneiro do "rock" em Portugal.

Gostava de ler mais opiniões.

LT