domingo, 13 de novembro de 2011

ROBERTO LEAL


DISCOS RGE/FERMATA - 303.0042 - edição brasileira (1977)

Lado A

Rock Vira - Apenas Canções - No Alto da Serra - Adeus ao Fado - Meu Povo Cantando

Lado B

Canta Contente - O Navegante - Frankenstein - Minha Aldeia - O Milagre de Santo Ambrósio - Ai, Ai, Ai

Produção de Hélio Eduardo Castilho de Toledo da Costa Manso (uff...).

A existência deste LP de Roberto Leal na minha estante tem uma explicação no mínimo curiosa.

Em 1978 (Maio), acompanhei profissionalmente a viagem ao Brasil do então Presidente da República Ramalho Eanes.

No Rio de Janeiro, não tendo ocasião para dar uma volta pelas discotecas, pedi a uma das assistentes brasileiras que nos ajudavam no centro de imprensa que me comprasse o disco que mais vendia no Brasil. Era um vício meu comprar o Top 1 dos países que então visitava.

A assistente, cujo nome infelizmente não retive, trouxe-me o troco e este LP de Roberto Leal, nome para mim completamente desconhecido à altura.

Cuidadosamente aconchegado, o disco viajou comigo até Portugal e só em casa tomei conhecimento da biografia e discografia de António Joaquim Fernandes.

Anos mais tarde, em Lisboa, quando contei a história ao artista, teve a amabilidade de me autografar o LP.

10 comentários:

Jack Kerouac disse...

Pois pois, agora disfarça...ah e tal eu nem sabia quem era, foi a outra de que nem sei o nome que comprou...mas quem gosta do "favas com chouriço" até enquadra bem o "seu" Róberto Leau.

ié-ié disse...

Viva o Zé Cid! Tu és Rei, camarada!

LT

filhote disse...

Ainda hoje, no Brasil, quando se fala de música portuguesa, o primeiro nome invocado - às vezes, o único - é o de Roberto Leal... deixou marca...

Anónimo disse...

Olá,
Só uma pergunta, vale alguma coisa esse disco?
É que aqui para os meus lados, tenho a oportunidade de comprá-lo, ainda que seja só um euro, em tempos de crise sempre são 200 paus.

Saudações,

Francisco

ié-ié disse...

Por um euro vale a pena...

LT

Karocha disse...

Verdade Filhote :-(
Pena temos muitos bons músicos!

Dr. Bell Otus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ok LT,

Obrigado,

Francisco

JT disse...

E etiqueta "Guilty pleasures" ?

ié-ié disse...

este não chega a ser "guilty pleasure", já que não foi voluntaria e/ou intencionalmente comprado...

LT