quinta-feira, 26 de maio de 2011

COIMBRA: CRIME LESA-CULTURA


Estas escadas são um dos símbolos da contestação estudantil à ditadura.

25 comentários:

josé disse...

Olha que nos anos setenta estas pichagens ( é assim que se diz?) eram o dia a dia. Ou semana a semana. Ou mês a mês.

Sempre pelos detentores da "narrativa" como agora se diz.

E o tempo apaga tudo. Dantes ao menos, ainda tinha mais piada.

JC disse...

Deviam ser obrigados a limpar tudo. Com cotonetes, para dar mais trabalho. Alarves!

Anónimo disse...

Mas continuamos com instituições anacrónicas em Portugal, pejadas de imbecis respaldados bolorentos e bafientos que se permitem braquear a gravidade da situação:

http://www.publico.pt/Local/cne-considera-que-pintura-da-cdu-nas-escadas-monumentais-de-coimbra-nao-e-ilegal_1495996

Tudo é permitido em nome da propaganda política, até destruir património.

Jack Kerouac disse...

Concordo, estas pinturas estão feias, mas como qualquer pessoa minimamente informada sabe, isto é tinta que sai com àgua, mesmo a simples àgua da chuva. Como saiu das centenas de vezes anteriores em que foi feito. Espero que na próxima vez os artistas desenhem melhor, assim só serviu para o povo da sic descarregar umas palermices descabeladas. Todos os crimes lesa-cultura sejam desta gravidade.

Anónimo disse...

CDU? Tirem-lhe o D e metam-no no...

Abel Rosa disse...

Estas escadas não mereciam tal tratamento. Esqueçam a "clubite" e pensem que a autocrítica também é revolucionária...de uma alarvidade monumental. Que a Cabra lhes deite uma maldição e os ponha a limpar a coisa acompanhada de um pedido de desculpas que se impõe. Foi um acto infeliz de quem não se esperava.

Anónimo disse...

vamos ver se a chuva de hoje limpa aquela imundície. o pcp já não é o que era. no tempo do cunhal isto não seria possível.

Queirosiano disse...

Ia falar em incivilidade terceiro-mundista, mas contenho-me. A maioria dos países do Terceiro Mundo faz um enorme esforço de preservação do seu património.

É apenas incivilidade. Reveladora da parte de uma coligação que diz englobar um "Partido Verde" e que atenta assim (as "justificações" também são um atentado: contra a nossa inteligência) contra o património colectivo.

ARISTIDES DUARTE disse...

Lesa-Cultura, mas verdadeira Lesa-Cultura, e já que estamos num blog de música , é o facto de os estudantes terem como ídolo o Quim Barreiros... Esse não falha lá nas Festas da estudantada... eu sou futrica....

ié-ié disse...

... Quim Barreiros que gravou com José Afonso!

LT

Karocha disse...

Acredito LT

Até ao ISEG ia e, não levava nada, o Quim Barreiros cantor é assim, o Quim Barreiros como pessoa, como dizia o meu rapaz, um gajo porreiro a conversar connosco, as pessoas nem imaginam!

Edward Soja disse...

Amigos, deixem-me só dizer que voltei a subir e descer as escadas no primeiro dia em que os U2 deram o concerto e pude ver bem que - muito apagadas, é certo - aquelas letras enormes, azuis, da CDU já lá estavam.

Farão parte do ADN da cidade universitária?

(Reparem que não estou a fazer qualquer juízo de valor, que é sobre isso que se trata neste artigo.)

(Mas acrescento, para não ficar em meias-tintas, que estou contra: há melhores formas - mais inteligentes, portanto - de se publicitar.

A política é feita de valores e ideias: imagens e símbolos podem dizer muito pouco a quem não lhes ensinam a teoria. É esse silêncio ensurdecedor que vinga nas campanhas eleitorais de há já longos anos...
Somos iletrados eleitorais, por consequência. E se estas iconografias não invertem o sentido da anti-lucidez, por natureza estou contra.)

Anónimo disse...

a inestética pichagem desapareceu com a chuva dos últimos dias?

ARISTIDES DUARTE disse...

Quem , o Quim Barreiros, um gajo porreiro?
Esse é o homem que disse numa entrevista que nem para os Bombeiros Voluntários da sua terra tocava de borla...E o Jorge Romão , dos GNR ofereceu guitarras baixo para serem leiloadas a favor dos Bombeiros da terra do Barreiros... Bem, eu sei uma história com ele (que não vou contar)em que se prova que não é nada gajo porreiro... Mas a imagem dele aparenta isso, sim!!!
E sei bem que gravou um disco do Zeca Afonso, só que não é, de certeza, por isso que anda lá pelas Festas da estudantada... Ah, pois não é, não!!!

Anónimo disse...

não é o vítor rua é o romão qualquer coisa...

ARISTIDES DUARTE disse...

Mass qual Vítor Rua? Alguém escreveu Vítor Rua? Eu escrevi Jorge Romão, porque esse vive em Vila Praia de Âncora, terra do Barreiros e foi esse que ofreceu as guitarras-baixo para serem leiloadas...

Anónimo disse...

sorry, já rectifiquei, mas vai dar ao mesmo...

Karocha disse...

Aristides Duarte

A Gaja porreira vai responder-lhe.
O trabalho é para ser pago e, continuo a ser uma gaja porreira,o seu amigo fotografo aonde publicou fotografias minhas no seu livro,não o podia ter feito,todas elas foram pagas,embora fosse meu marido,porque o trabalho é para ser pago.
Não conhece a SPA?
Passei-me com ele pois as únicas fotos que ele pôs na net com a minha autorização foi aqui no blog do LT!
Vê como sou uma gaja porreira?

ARISTIDES DUARTE disse...

Acredito que seja uma gaja porreira... Não duvido...
Mas isso sugnifica que o Quim Barreiros é um gajo porreiro?

Karocha disse...

Bem Aristides
Já percebi que não entendeu o meu comentário!
Quanto a saber coisas de música... não sei a sua idade, mas eu comecei na música com um Senhor chamado João Afonso Costa de Almeida e, acredite que é um senhor, se eu começa-se a falar do que sei , o LT apanhava com um processo!
E isso eu não quero.

Edward Soja disse...

Se começasse?

Vamos:
Adoro procesos!

:D

Anónimo disse...

e a borrada da cdu já foi apagada?

ARISTIDES DUARTE disse...

Para este último anónimo:
O que eu gostaria de ver apagado em Portugal eram as vigarices, as Parcerias Público Privadas, os compadrios entre o público e o privado que lesam o Estado em milhões e milhões (e depois pagamos todos), a ladroagem do BPN(em que ninguém é culpado, mas pagamos todos), a corrupção e outras coisas assim... Isso sim... Como diria o Catroga : enquanto discutirem "pintelhos" os tais safam-se à grande e à francesa... O que eles querem é que se fale na pintura das escadas...

Karocha disse...

Já somos dois, Aristides.

Anónimo disse...

e a pintura ainda não lerpou... precisa de uma mão revolucionária...