quinta-feira, 26 de maio de 2011

COIMBRA MENINA E MOÇA


ALVORADA - ALV 04 100

Lado A

Mar Largo (José Afonso) - Cantares Do Minho (Lacerda e Megre) - Lá Longe (Almeida Santos) - Coimbra, Menina E Moça (Grupo de Fados e Guitarradas) - Variações Em Lá Menor (António Brojo, António Portugal, Aurélio Reis, Mário de Castro) - Fado Do 6º Ano Médico de 1958 (António Sutil Roque)

Lado B

Aquela Moça Da Aldeia (José Afonso) - Inquietação (Lacerda e Megre) - O Meu Menino É D'Oiro (Almeida Santos) - O Beijo (Grupo de Fados e Guitarradas) - Carta (Ângelo Araújo) - Estudo Em Lá Menor (António Brojo)

Quando se cantava fado de Coimbra, construía-se um determinado décor, preparava-se uma serenata, um estudante de capa e batina, os dois acompanhantes… As serenatas convencionais, com todo esse cenário, começaram a parecer-me um pouco artificiais. Se o cenário era artificial o que eu cantava também o era. Pensei, pois, que essas canções tinham de se alargar, de se movimentar mais.

José Afonso, numa entrevista a Daniel Ricardo e Cáceres Monteiro e inserta em “José Afonso”, Livraria Paisagem, Agosto de 1972

Colaboração de Gin-Tonic

Sem comentários: