segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

DISCOS DE VELHOS NATAIS 01


VANGUARD - VSD-79230

Side One
O Come, O Came Emmanuel – Coventry Carol – The Little Drummer Boy – I Wonder As I Wander – Down In Your Forest – The Carol Of The Birds – Angels We Have Herad On High

Side Two
Ave Maria – Mary’s Wandering – Away In A Manjer – Cantiqque De Noel – What Child Is This – Silent Night

Em casa do pai havia um móvel com um rádio Blaupunkt e um pick-up. Nesse móvel também se guardavam as poucas garrafas de bebidas ditas brancas.

Um dia, meados dos anos 50, faltavam escassos dias para o Natal, o pai apareceu em casa com um EP de canções de Natal. Não havia televisão.

Depois do jantar, o pai reuniu a família, e colocou o disco no prato - Canções de Natal em alemão. O pai só entendia o Natal em alemão. Perguntou-lhe um dia porquê, disse que não sabia bem, lera num qualquer livro.

Um silêncio de claustro, o avô com lágrima ao canto do olho, o encanto espelhado nos rostos. Já não lembra quantas vezes o disco tocou nessa noite. Como foram muitas e muitas as vezes que o foi ouvindo ao longo dos natais do seu encantamento.

Para onde quer que vá, aquela noite persegue-o irremediavelmente. O gosto por músicas e canções, começou, sem dúvida, naquele instante.

Anos mais tarde, um outro móvel com rádio e pick-up , com um eixo em que se podia colocar mais do que um LP. Sabe de cor a sequência por que eram colocados. por que eram colocados.

Todos os Natais, o Luis Mira trazia os três LPs que, então, possuía.. Os outros dois LPs eram da “cantera” da casa. Mauzinhos q.b.

Depois viravam-se os discos e volatava a ouvir-se a suave voz da Joan Baez e por aí fora.

Houve outros muitos Natais mas nenhuns como os daquele tempo.

O que foi não volta a ser, disseram-lhe no outro dia.

Colaboração de Gin-Tonic

Sem comentários: