segunda-feira, 26 de outubro de 2009

IGREJA DE SANTA CRUZ


06 de Outubro de 1964

2 comentários:

Camilo disse...

Outubro de 1962, 11 horas (da noite).Luanda.
No terraço perto da Rádio Eclésia (a Emissora Católica), um dos amigos com quem estávamos na cavaqueira, anedotas e cantigas banais, canta:
"Igreja de Santa Clara,
Feita de pedra morena,
Dentro de ti vão rezar,
Dois olhos que me dão pena".
Pedi para repetir...
Nunca mais esqueci.
Falta dizer: celebráva(mos) os meus (primeiros) 17 anos!!!

Milan Kem-Dera disse...

Esta é a Igreja de Santa Cruz. E é esta Igreja que é cantada nos versos daquele fado de Coimbra, e não a de Santa Clara, que fica na outra margem do Mondego.
E os versos continuam:
"Quando estavas na igreja
Junto a teus pés ajoelhei
À Virgem por mim rezaste
À Virgem por ti rezei"

Pena que o tempo, as chuvas ácidas e a qualidade do calcário (de Ançã) tenham corroído quase totalmente a fachada. Originalmente de rara beleza na filigrana de pedra, era recheada de estátuas de santos e de padres, hoje já inexistentes. Recordo-me de os ver lá colocados, ainda nos anos 50.
Também já não existe aquele gradeamento e escadaria da porta principal. Aliás, este artifício de elevar a estrada teria sido construído no séc.XVI, com o objectivo de impedir que as águas das cheias do Mondego entrassem na igreja. Ao longo dos séculos, o rio foi sofrendo assoreamento junto à cidade, o que o levava a galgar as margens, inundando toda a baixa de Coimbra.
Hoje, e desde há cerca de 30 anos, o curso do rio está regularizado, a montante pela Barragem da Aguieira e a jusante pela Ponte-Açude, não mais havendo o risco de inundações.