sexta-feira, 22 de maio de 2009

SEMPRE A TEMPO


Para assinalar os 35 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Santarém editou uma brochura com o relatório final de Salgueiro Maia - seguramente o Capião mais amado do País - a que só hoje consegui ter acesso.

Trata-se de uma excelente brochura que o Município de Santarém patrocinou para distribuição pela cidade (designadamente escolas), de onde as tropas de Salgueiro Maia saíram para a rendição de Marcelo Caetano.

Agora, 35 anos depois do 25 de Abril, no ano em que a Escola Prática de Cavalaria é entregue ao povo de Santarém, este Testemunho Directo é uma bela maneira de evocar, de presentificar aquilo que sobre Abril não se disse. Enquanto Presidente da Câmara desta luminosa cidade e cidadão que rememora emocionado esses dias de esperança límpida, sinto uma alegria extrema por deixar esta edilidade associada a este importante documento, escreve Francisco Moita Flores numa nota à brochura.

José Niza, santareno, escreve que a divulgação do relatório, sobretudo para os mais novos, é um imperativo patriótico que agora se cumpre.

3 comentários:

Edward Soja disse...

Esta brochura foi distribuída no jantar comemorativo do 25 de Abril, na ex-Escola Prática de Cavalaria.

O Niza estava lá, junto ao Manuel Freire e muitos, muitos amigos. O salão do refeitório estava apinhado. De tão cheio tiveram que acrescentar mesas na parte central, junto à porta de entrada.

Não faço ideia de quantos estavam ali, mas deviam ser mais de 500 pessoas, de certeza...

Abraço.

ié-ié disse...

Já que, pelos vistos, estiveste nesse almoço, diz-me, por favor, o que é agora a Escola Prática de Cavalaria...

LT

Edward Soja disse...

Bem, para dizer a verdade, não sei...

:(