quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A VERDADEIRA ORIGEM DOS OASIS


Agora que as atenções do mundo musical se viram para o regresso dos Oasis (já ouvi uma versão rough de "Dig Out Your Soul" e não auguro grande regresso - oxalá me engane), convém repôr a verdade quanto às origens contratuais da banda dos manos Gallagher.

Quem repõe a verdade dos factos é Derek McKee, dos Boyfriend, em email para a Uncut de Outubro:

Não foram os 18 Wheeler que lideraram a noite no King Tut's quando McGee assinou com os Oasis. Foi a minha antiga banda, Boyfriend.

Andávamos em digressão com os Afghan Whigs, em Setembro de 1992, quando encontrámos Debbie Turner em Manchester, no Boardwalk. Fomos apresentados por Mark Coyle (primeiro produtor dos Oasis), que conhecíamos através dos nossos amigos Teenage Fanclub.

Debbie pediu-nos que a banda dela, Sister Lovers, fosse a nossa banda de suporte quando actuássemos em Glasgow. Respondi que ficaríamos em contacto.

Em Maio de 1992, Boyfriend tinha sido contratado para actuar na última noite da Mayfest como banda de suporta dos 18 Wheeler. Convidámos então Debbie e a sua banda para completar o alinhamento.

Mark Coyle contactou-nos então a dizer que estava a trabalhar com uma nova banda, Oasis, e pedindo que ela pudesse também tocar, com o que concordámos. Mas esquecemo-nos de informar o promotor do King Tust's de que haveria uma quarta banda no alinhamento, os Oasis.

Quando o pessoal dos Oasis chegou para o espectáculo, foi impedido de entrar, o que quase levou à violência física e à nossa recusa e das Sister Lovers de actuar.

Um compromisso foi então "negociado" entre todas as partes: nós e as Sister Lovers encurtávamos as nossas actuações, permitindo assim que os Oasis pudessem tocar 4 canções.

Assim foi e eu fui uma das 6 pessoas que assistiu ao concerto dos Oasis.

Está assim reposta a verdade dos factos! Rigor!

2 comentários:

NS disse...

Eheheheh...acabei de enviar "uma coisa" por mail desnecessariamente :-)

filhote disse...

O novo videoclip dos Oasis já está no Youtube... há semanas!