terça-feira, 4 de novembro de 2008

2º DISCO DOS CHINCHILAS (1968)


TECLA - TE 20001 - 1968

Calmas São As Imagens (Filipe Mendes) - Don't Want You No More (Spencer Davis)

Não abundam as canções cantadas em português genuinamente ié-iés. Devem contar-se pelos dedos das mãos, as que se elevam a um patamar mínimo de qualidade.

Em minha opinião, "Calmas São As Imagens", dos Chinchilas, é uma delas. Outras, por exemplo, são "Crer", dos Claves, ou "Fui Louco Por Ti", de Daniel Bacelar, ou "Os Tristes Olhos", dos Ekos. Depois começa a dificuldade...

Infelizmente, este meu single dos Chinchilas apanhou sol no Verão na bagageira do carro e ficou às ondas (bem feita, ninguém me mandou guardar discos na bagageira!). Felizmente que a canção existe em MP3.

Por esta altura, segundo Caínhas, os Chinchilas eram Filipe Mendes (guitarras e voz), Zézinho Machado (Vox Continental), Alfredo Azinheira (baixo) e Vítor Mamede (bateria).

4 comentários:

daniel bacelar disse...

Luis
Pela parte que me toca muito obrigado pela deferência,só espero que a nossa amizade não tenha influenciado na escolha (eu sei que não,pois não és tipo para isso!!Estava a brincar!!!)
De qualquer maneira,permite-me discordar,pois naquela altura,(tinha 17 anos....agora 65) ainda ninguém falava em yé-yé,simplesmente uma enorme vontade de fazer algo diferente na música portuguesa com a influência do que vinha lá de fora.
Que eu como artista??? a solo e os "Conchas" como duo fômos so primeiros a gravar um disco neste estilo,lá isso é verdade e pela parte que me toca sinto uma certa satisfação dos "Conchas" o Fernando infelizmente já não está entre nós e o Zé Manuel não sei por onde anda,mas de certeza que sentirão o mesmo que eu.
Foi uma época gira,da qual ficam gratas recordações.
Só é pena que a Dna.Catarina Furtado não esteja decentemente assessorada (oh pai Joaquim,por onde andas??)no seu programa "A Minha Geração" e se tenham esquecido que antes dos finais de70 já tinha havido qualquer coisa de diferente nesta terra.
O mais giro,é que eles sabem que existimos,pois ainda a semana passada eu e o João Vasco Mora (TELESTARS)recebemos telefonemas da RTP do dito programa para saberem se tinhamos estado em WOODSTOCK.
Pergunta mais idiota,só se sabiam que eramos antigos funcionários da TAP agora reformados,e devido á nossa condição, tinhamos a facilidade de viajar .
Enfim,Júlio Izidro,volta depressa,que estes gajos não sabem nada de nada....e o mais grave é que não querem saber!!!!
BENDITA PÁTRIA!!!!

Rato disse...

Existe em mp3, a canção dos Chinchilas? Aonde, por obséquio?

Jack Kerouac disse...

Eu que sempre gostei tanto da Catarina, mas com este programa fiquei completamente desiludido. São imprecisões históricas, são vedetas internacionais falsificadas, uma produção vergonhosa. E a apresentadora sem ter o golpe de asa para dar a volta aquilo.
E sim, Daniel, dentro do panorama musical Português dos anos 60, tu destacaste-te da maior parte dos contemporâneos, tanto na qualidade vocal como na qualidade de composição.

daniel bacelar disse...

Caro Paulo
Muito obrigado também pelas tuas palavras,mas é a voz do amigo que te faz falar assim
Quando o nosso E.P. "CALOIROS DA CANÇÃO" foi lançado,foi o resultado ede um concurso e não vou entrar em mais pormenores que toda a malta que gosta destas coisas sabe.
Já nessa altura havia uma série de grupos musicais muito bons tõdos pra-frentex a maior parte deles oriundos do norte,tinhamos o Zeca do Rock,o próprio Zé Cid com o seu conjunto Nova Vaga fazia as nossas delicias nas tardes de sábado da RTP.
Deu-se o caso de tanto eu como "os conchas" termos ganho o dito concurso,e isso sim ,gravámos o primeiro disco de +- rock 'n roll diria talvêz uma "jovem guarda" á portuguesa que como de costume e ao contrário do que aconteceu no Brasil acabou em não dar em nada.
Carreira artistica era algo muito complicado,e nós simples estudantes optávamos por seguir outros caminhos (os estudos e mais tarde um emprego)e ainda bem que em bôa hora o fizemos.
Ficam as recordações de coisas muito giras,as fans,a sensação de carinho por parte do público,mas foi bom enquanto durou.
Ficou o carinho de gente que como tu que ainda não eram nascidos naquela altura,mas que são felizmente excepções ao marasmo nacional e gostam de pesquizar a origem das coisas,antigas fans que me aparecem hoje em dia já avós,outros que dançaram com a namorada (agora mulher) ao som do "NUNCA"e hoje quarenta e tal anos passados me aparecem num jantar convivio com uma t-shirt com a minha cara (daquela altura,claro!!)são coisas que não esquecem e a quem fico profundamente grato pelo carinho.
Valeu a pena,só por isso!!!!
Mas não mais do que isso!!!