segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

UMA HISTÓRIA INTERESSANTE


Aqui vai mais um 78 rotações, que me dá ensejo a uma história curiosa. Para já, deve dizer-se que o lado A deste 78 não é "Olhos Castanhos" - provavelmente a canção mais conhecida de Francisco José - mas sim "Você". Malhas que o Império tece...

Ora bem!

Sabem qual é o nome completo de Francisco José? É Francisco José Galopim de Carvalho. Isso mesmo, Francisco José é irmão do cientista e escritor Galopim de Carvalho, publicamente conhecido e apreciado pelo seu aturado trabalho na divulgação dos dinaussaros e, já agora, da gastronomia alentejana.

Mais: Francisco José é, assim, tio de Nuno Galopim, conhecido jornalista, musicólogo, radialista e bloguista da nossa praça.

E se eu quiser levar a história ainda mais adiante, esticar a corda, como se diz, sempre posso revelar que Nuno Galopim é meu "sobrinho". Ah! Ah! Ah! Quer dizer, não é bem assim: o irmão do Nuno, Rui, é que é casado com a minha sobrinha mais velha, Rita.

Vai dar ao mesmo...

6 comentários:

filhote disse...

Duas curiosidades e um reparo:

CURIOSIDADE 1
O irmão de Francisco José ainda vive no Rio de Janeiro - conheço-o -, sendo proprietário de duas badaladas discotecas. Uma no centro, outra em Copacabana (ambas têm o nome de Mariuzin).

CURIOSIDADE 2
O citado Rui Galopim, além de ser um gemólogo de renome, é um guitarrista/pianista/gaitista extremamente talentoso.

REPARO
Acerca do jornalista Nuno Galopim. Segundo sei, musicólogo é um individuo formado em Ciências Musicais (curso superior aliás desenvolvido pelo meu bisavô). E para que esse mesmo individuo possa ingressar no curso, é necessário ler música e dominar um instrumento clássico. Ora, sem retirar o reconhecido mérito do Nuno, penso que ele quanto muito será um melómano ou crítico/historiador de música, e não um musicólogo.

filhote disse...

Em vez de << o irmão >> ler << um irmão >>, obviamente...

ié-ié disse...

Eis uma excelente ocasião para ter armares em jornalista/bloguista. Fala com ele e faz um texto para aqui, sobretudo sobre o que faz agora. Tu sabes! Fico à espera (bem como a entrevista ao teu Pai).

LT

filhote disse...

Desculpa, Ié-Ié, mas não percebi a tua solicitação... falo com quem? Com o tal irmão do Francisco José ou com o Nuno Galopim (ou mesmo o Rui)?

Ainda sobre o estatuto de musicólogo. Consultei várias enciclopédias e de facto o musicólogo é o indivíduo formado em Musicologia (ou Ciências Musicais) e que analisa a Música a partir de critérios científicos (falando de acústica, contraponto, composição, etc). Enquanto o crítico de Música apoia-se noutros critérios...

filhote disse...

Voltei a ler o teu post, Ié-Ié, mais atentamente... penso que te referes ao irmão do Francisco José...

Rui Galopim de Carvalho disse...

Oh bloguistas... estão mal informados, o Nuno andou na faculdade sim, com média de 17...., mas foi na de Ciências no curso de Geologia, por onde eu também passei!!!! Pedras, Calhaus, Penhas, Rochas e afins!!! Mas lá melómano é... eu que o diga!! e ja fazia jornais e programas de rádio em pequeno... e chegou a encenar uma peça de teatro!! e se querem saber, ele toca teclas!!! lembro-me do meu modesto DX21 que ele martelava ao melhor estilo kraftwerk!!
e esta!?