domingo, 27 de janeiro de 2008

UMA VERDADEIRA RELÍQUIA


LIBERDADE - 1974

Em Frente Companheiros (Hélio Costa Ferreira/Maria Luz Castro Silva) - Mundo Sem Mundo (Hélio Costa Ferreira/Miguel Costa) - Libertação (Hélio Costa Ferreira/Manuel Santos)

Ora aqui vai o que eu penso ser uma raridade: o hino do Partido Democrata Cristão, ou da Democracia Cristã, não sei bem, um daqueles pequenos partidos de direita que surgiram após o 25 de Abril e que a radicalização do momento condenou ao "caixote do lixo da História"!.

O que é ainda mais curioso é que na contra-capa, escrito pelo meu irmão mais novo a quem o disco pertence e a quem cabe também a"glória" da sua obtenção, pode ler-se: "caçado aquando da destruição dos fascistas do PDC e sua sede".

Data: nem mais nem menos do que 11 de Março de 75!!!

A interpretação é de Natércia Maria, a música de Maria Luz Castro Silva e a letra de Hélio Costa Ferreira. Orquestração de Italo Caffi.

Texto e imagem de JC

3 comentários:

Óca disse...

E diz muito bem, é uma relíquia.
O apontamento do seu irmão é que está ligeiramente errado: não foi "caçado" foi "roubado" num dia de má memória para a história de Portugal, quando um exército de insurrectos e bandalhos, assaltaram, destruiram e roubaram uma instituição tão democrática e legal quanto outras que estes representavam... Seguiu-se uma marcha destrutiva até á PSP das Antas, de onde só sairam e dispersaram após intervenção do exército. Foi uma das poucas demonstrações do modus operandun dos comunas em Portugal.
Felizmente esses tempos já passaram, só que se transformaram em socialistas quase todos e agora destroem de outras formas.

ps: o autor da letra é o nosso Pai, e vocês tem um disco que nós não temos.

Anónimo disse...

Bom dia, caro " Oca" está um disco à venda, na net. Um pouco caro, mas valerá a pena, tendo em conta o que significa para si. Pode ser que ainda vá a tempo.
http://www.coisas.com/PARTIDO-DA-DEMOCRACIA-CRISTA---EM-FRENTE-COMPANHEIROS---RARO,name,220353833,auction_id,auction_details

ié-ié disse...

carote...

LT