quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CHARRUAS, DE DANY SILVA E KÁTIA GUERREIRO


Os Charruas eram uma banda yé-yé de Santarém por onde passaram, em fases diferentes, Dany Silva e Kátia Guerreiro.

Natural da ilha de São Tiago (Cabo Verde), Daniel Pereira da Rocha e Silva estudava na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, actual Escola Superior Agrária de Santarém (daí, talvez, o nome de Charruas), quando em 1967 decidiu formar a banda com Carlos Manuel Sardinha Ribeiro da Cruz, João Magalhães e João Carlos d'Almeida Baptista.

Em 1968, conquistaram o terceiro lugar do primeiro Festival de Música Moderna realizado em Lisboa pelo CITU.

O repertório do conjunto baseava-se essencialmente em versões de canções dos Beatles, Rolling Stones e Otis Redding.

Editaram pela Alvorada (EP-60-1083), em 1968, um EP com "Povo", "Love, Love Are Words", "Come On, Baby, Come On" e "Os Teus Olhos, Senhora".

Dany Silva pertenceu depois esporadicamente ao Quinteto Académico, acompanhou Georgie Fame numa digressão pelo Algarve e encetou uma carreira a solo.

Nascida na África do Sul em 1976, Kátia Guerreiro, antes de enveredar pelo fado, foi vocalista dos Charruas nos seus tempos de estudante de Medicina.

17 comentários:

DANIEL BACELAR disse...

Meus queridos amigos
Não há dúvida que querem dar cabo de mim com tanta emoção!!!
OS MEUS AMIGOS CHARRUAS!!!!!!
Antes de mais um grande abraço a todos eles e um grande beijinho meu e da Fernanda á Maria Luisa Batista (mulher do João,uma autêntica "mulher de armas"e grande impulsionadora da "associação anos 60").
Passei dos mais agradáveis momentos da minha vida com esta gente e outros amigos da "AA60".
É pena que devido ás habituais "dores de cotovelo" e gente que já tinha idade para ter juizo mas que ainda se acham grandes artistas,tenham conseguido "minar" e dar cabo de algo construtivo.
Os câes ladram e a caravana passa,e a prova disso é que os "CHARRUAS"continuam a tocar,!!!
Fizeram-se espectáculos com o contributo de "malta" dos anos 60 (alguns como eu afastados totalmente há mais de 4o anos)e com as mais diversas actividades profissionais que hoje em dia nada têm a ver com a música,e quem assistiu aos Festivais POP-ROCK em Csscais,e outros eventos poderá testemunhar que os "velhotes" ainda mexiam bem e nunca envergonharam a sua geração.
Os meus amigos do IÉ-IÉ,que me desculpem este desabafo,mas nunca tive a oportunidade de agradecer públicamente a estes amigos "A INSTITUIÇÃO CHARRUAS"toda a minha amizade e eterna saudade dos bons momentos que passámos juntos.
UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS!!!!

MIAUNANDINHA disse...

E O DANIEL ESQUEÇEU UM PORMENOR ,A ASSOCIAÇÃO ANOS 60 NÃO ACABOU,ESTEVE PARADA APENAS PARA RECOMEÇAR COM A FORÇA DA MARIA LUISA BAPTISTA,CLARO, CO-ADJUVADA PELO "CHARRUA " JOÃO BAPTISTA.
E SEM DÚVIDA ALGUMA ,DENTRO DA ASSOCIAÇÃO OS CHARRUAS SEMPRE ESTIVERAM PRONTOS PARA ACOMPANHAR TÔDA A MALTA,INCLUINDO O DANIEL BACELAR,O QUE EM MUITAS CABEÇAS NÃO ERA BEM ACEITE,ACUSANDO-OS DE QUEREREM ESTAR SEMPRE EM PALCO,MAS QUEM SE OFERECIA PARA TOCAR ? OSCHARRUAS E O EDMUNDO SILVA ("SHEIKS").OS CHARRUAS SÃO UM GRANDE GRUPO !!ESSA É QUE É ESSA

Edward Soja disse...

Espera lá! O grupo é dos anos 60. A Kátia nasceu em 76...

Ou é de mim, ou falta aqui uma premissa?

DANIEL BACELAR disse...

Pois é!!!!a KATIA nasceu em 1976 e agora eu pergunto:
O que é que tem a ver o rabo com as calças?
OS CHARRUAS sempre foi um grupo aberto a todas as correntes e a KATIA apesar de ser uma jóvem no meio dos "velhadas" sempre foi uma grande roquista perfeitamente integrada nesse estilo de música,não deixando de ser presentemente uma fadista de renome internacional.
Há uma coisa chamada "amizade" e "camaradagem" e eu sei que são dois sentimentos raros hoje em dia e é natural que faça uma certa confusão a certas pessoas,mas de certeza que a fadista KATIA GUERREIRO nunca recusaria um convite dos seus amigos CHARRUAS para fazer "uma perninha" "for old times sake!!!!!
Um beijinho para ela em meu nome e já agora dos "velhotes".
Estou certo que concordarão comigo!!!

Edward Soja disse...

Amigo Daniel (uma honra comunicar com alguém que ajudou a escrever a história musical deste país!),

Eu não ponho em causa a camaradagem dos Charruas.

Apenas me referi ao facto de faltar, por exemplo, a informação de que o grupo durou até... (até que ano? Para a Kátia ter feito parte da banda, isso dá até quando?)

Foi por isso que não encaixei logo este dado surpreendente. Porque já tinha lido noutro sítio e estava à espera de confirmação se eram estes ou outros os Charruas da Kátia..

;)

ié-ié disse...

Caro Eduardo: compreendo a sua estupefacção, mas eu escrevi "fases diferentes". Os Rolling Stones já acabaram?

LT

daniel bacelar disse...

Caro Eduardo F.
Antes de mais os meus agradecimentos por esses elogios todos,mas na realidade não ajudei a escrever absolutamente nada,tão sómente gravei uns discos quando era "puto"e hoje em dia farto-me de rir quando ne vêm com essas historias.
Quanto á Katia e "os Charruas"com quem tive o enorme prazer de compartilhar o palco quando das actividades da AA60 (AQUILO É QUE ERA O VERDADEIRO ESPIRITO DOS ANOS 60)o próprio João Baptista (João ,desculpa mas não me lembro se tem p antes do t)vai-te responder em breve através deste blog sobre todos esses detalhes sobre eles "Charruas" e a nossa querida Kátia,um "borrachinho de se lhe tirar o chapéu" e com uma voz extraordinária (desculpa lá pois eu sei que agora és uma senhora casada,mas a nossa camaradagem permite-nos estas brincadeiras!!!)

Edward Soja disse...

Sim, mas ainda não me esclareceram por volta de que anos a Kátia esteve no grupo...

:(
Assim tudo ficava mais claro.

Queirosiano disse...

Caro Ié-Ié: os Rolling Stones já acabaram há muitos anos (digamos, generosamente, a seguir ao Exile On Main Street). Eles é que ainda não se deram conta. Agora temos um número de variedades chamado Rolling Stones. Enquanto for rendendo, porque não ?

DANIEL BACELAR disse...

Caro Eduardo F.
Falei com o próprio João Batista,que me disse que te ia escrever para aqui,dando todos os detalhes pedidos,mas como até agora não vejo aqui nada,só te posso dizer que a Katia ainda cantou com os "CHARRUAS" em 2000 e 2001 pois nesses dois anos ainda se realizaram os festivais POP-ROCK rm Cascais onde eu participei e portanto sou testemunha da sua presença.
Depois seguiu-se a brilhante carreira de fadista que todos nós conhecemos e não tive mais noticias.
Os CHARRUAS continuaram as suas actuações tendo como vocalistas o Dany Silva e o Zé Magalhães ambos da formação original.
De momento é tudo o que sei!!

Edward Soja disse...

Obrigado, Daniel.

:)

daniel bacelar disse...

Caro EDUARDO F.
Desculpa lá,mas parece-me que o João Batista ou se esqueceu,ou não está para escrever!!!!????
Enfim,o recado foi dado,
ESPEREMOS!!!!!!

Tiago de Brito Penedo disse...

Os meus pais estudaram na ERAS durante esta época, e contaram-me inúmeras histórias dos Charruas, entre as quais aquela da participação deles no Festival de Música Moderna do CITU, em 1968 que, segundo a lenda, só não resultou numa vitória para os Charruas porque os colegas da ERAS (que eram danados para a brincadeira) resolveram levar para o concurso todo o tipo de bicharada (sapos, grilos, etc) que soltaram no palco, tendo influenciado o júri negativamente. Ainda tenho em meu poder o EP "Povo" (uma pequena raridade agora, imagino...)...

ié-ié disse...

E o meu amigo Mensageiro Secundário não quererá escrever essa história (curta) para o blog ilustrando-o com a capa do EP? Era uma boa! Fico à espera.

LT

Anónimo disse...

Fadista e médica, Katia Guerreiro, nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1976, na África do Sul.

Acho bem que tenha direito a etiqueta, mas esqueceram-se [o LT e o seu amigo LPA; se forem como o Dr.Jekyll e o Mr. Hyde, qual deles é o vilão que não gosta de fado ?] de referir o lançamento do último álbum desta jovem fadista

Anónimo disse...

Caros amigos, para esclarecer, a Katia Guerreiro é prima do vocalista dos Charruas, João Magalhães, e apareceu no grupo por volta de 1996/7 quando veio dos Açores estudar para Lisboa, tendo permanecido no grupo até encetar a sua carreira ligada ao fado.
João Sardinha (guitarrista dos Charruas)

ié-ié disse...

Agradeço o esclarecimento de João Sardinha.

LT