segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

SÓ PODE SER O MEU MONDEGO


POLYDOR - 20 648 EPH

Lavadeiras de Portugal (Portuguese Washerwomen) (Popp) - Tudo Isto É Fado (Carvalho) - Coimbra (April In Portugal) (Ferrão) - Fado De Vila Franca (Nobre)

This collection is a salute do Portugal and includes some of the most beautiful melodies of and about this wonderful country - lê-se na contracapa deste EP.

Adquirido pelo meu Pai no dia 30 de Abril de 1960.

Já agora, Bert Kaempfert foi o primeiro produtor dos Beatles - nos tempos da Alemanha - e é co-autor de "Strangers In The Night" que tanta celeuma provocou por aqui.

14 comentários:

VdeAlmeida disse...

Bem, não terá sido o Strangers a provocar celeuma, e sim as posições do Em Órbita,não foi?
Cá por mim, o Strangers mantem-se no caixote do lixo da história, eheheheheh!

ié-ié disse...

Ora ai está! Vamos lá recomeçar! O meu ponto de vista: em '67, "Em Órbita" gostava de Frank Sinatra, eu nunca gostei. Sempre o achei um "atraso de vida". Eu gostava era de guitarras. Surpreendeu-me por isso essa posição do EO, programa tido como "prá frentex", para falar português escorreito. Mas elegeu o "Strangers" como o pior do ano. Aí, obviamente, também estive de acordo, por maioria de razão. Só que, passados anos, continuo a não gostar nada de Frank Sinatra e passei a apreciar "Strangers". Varria os salões de baile com uma garota nos braços.

LT

Rato disse...

É bem verdade que o passar dos anos altera muita coisa. Apenas dois exemplos:
- nos meus 2o anos olhava de soslaio para aqueles albuns de covers de Tops (Dan Hill, Paul Mauriat, Ray Conniff, Springbock Series, Top of The Pops, etc.) que o meu pai costumava comprar. Esse olhar tinha como único alvo as belas silhuetas que por norma adornavam esses LPs. Para mim os originais é que eram! Hoje mantenho aquele mesmo olhar, mas colecciono e ando sempre à procura desses discos. E chego mesmo a ouvi-los com prazer, sobretudo por causa das orquestrações que todos aqueles instrumentos produziam.
- nos meus 20 anos detestava todos os crooners sem excepção: Frank Sinatra, Dean Martin, Andy Williams, Al Martino, Engelbert Humperdinck, eu sei lá! Tal como o YéYé, o que eu queria era guitarras e Rock 'n' Roll! Hoje tenho a maioria da discografia desses senhores e chego até a fazer coletâneas para meu deleite pessoal.
A vida tem mesmo as suas fases; e o tempo é realmente um grande conselheiro...

VdeAlmeida disse...

Pois eu, meu caro Rato, mantenho os meus sentimentos em relação a muita dessa música. Aliás, não vejo razão para os alterar.
Quando tinha 20 anos não gostava de favas. Continuo a não gostar.
De orquestra, gosto de música de Stravinski, Haendel ou Beethoven.
Dos crooners, há que distinguir: um Frank Sinatra (apesar de contuinuar a não gostar), não pode ser colocado ao lado de um Engelbert Humperdink qualquer

Cumprimentos a todos

daniel bacelar disse...

Caros amigos RATÃO e YARDBIRD
Realmente,por muito que não queiramos,estamos a ficar velhos,pois comigo passa-se exactamente o mesmo!!!
De vêz em quando,não dispenso pôr a tocar um cd dos "velhotes" FRANK,DINO,ANDY...do CARLOS AZNAVOUR,agora do ENGELBERTO é que realmente NÃO!!!!!
Até julgo que o homem fazia de propósito (aquele misto Marco Paulo/Dino Meira á inglesa)deixava-me cheio de comichões.
Gostos ,claro,,,!!!!
E o BARRY MANILOW???? WOW!!!
Desculpem mas até sou fan!!!
"I write the songs""Mandy",!!!
VÀ LÁ,agora é a vossa vêz de gpzarem com o meu gosto e me darem uns açoites!!
Já tenho as calças em baixo,agora vejam lá,não abusem,... eu disse açoites!!!

daniel bacelar disse...

Caro YARDBIRD
Já me esquecia!!!!
Quanto a favas,venham elas com uns bons "enchidos" a acompanhar.
Diga-se de passagem que o meu azar é gostar de tudo.
MINTO!!!!
Quando era "puto" tive um dia a triste ideia de dizer que não gostava de "açorda".
O meu paizinho pôs-me uma semana a comer açorda!!!!
ABENÇOADO!!!
Hoje não dispenso uma bôa "açorda"
those were the days,my friend!!!

Rato disse...

Pois, o Engelberto, ahahah...
Vá lá, não sejam tão mauzinhos. O homem, no final dos anos 60 (depois é que se tornou mesmo insuportável de ouvir, confesso) até tinha umas versões bem porreirinhas dos êxitos da época. Uma das minhas preferidas era (e continuo a ouvi-la com gosto) a do "There's a kind of hush" dos Herman's Hermits.
A verdade, Daniel, é que com o passar dos anos estou-me perfeitamente nas tintas sobre a opinião alheia relativamente a gostos musicais. Assumo descaradamente e sem qualquer pudor o meu lado kitsch (não haverá sempre um escondido em cada um de nós?) e apenas ligo ao que me continua a dar gozo ouvir. Como nestas últimas férias me aconteceu com o Raphael (acho que te cheguei a falar nisso), quando comprei o DVD do filme "Cuando To No Estas", um filmezinho que fez as delícias dos meus 15 anos e do qual andei anos e anos a fio à espera de o rever. É claro que a visão, 40 anos depois, é uma visão diferente, mas por isso mesmo deliciosa: fez-me recuar até à meninice de novo. No fundo acho que para envelhecermos bem, sem grandes traumas ou angústias, temos todos de conservar bem vivos dentro de nós todos aqueles anos de inocência. E, no meu caso, a música sempre teve um papel fundamental.

VdeAlmeida disse...

Meu Caro DB
O meu pai nunca faria isso, porque sabia quue era mais fácil eu morrer de fome, do que comer as favas, eheheh!

Meu Caro Rato
Eu entendo isso, mas esse tipo de música não fez mesmo parte dos meus anos de adolescência, até porque no meu "círculo" de amizades era havia uum acordo tácito para não a passar nos bailes que organizávamos. E quando eram bailes mais públicos e tinhamos o "azar" de ter que levar com ela, arrancávamos todos e íamos até ao bar, eheheh!
Agora, amigo Rato, tenho que esclarecer uma couisa: eu não sou mesmo coleccionador, e portanto, só adquiro os discos de que gosto.
Mas entendo perfeitamente que um coleccionador se tente a comprar tudo

Saudações

ié-ié disse...

Não sou tão fundamentalista como o Yardbird, porque até já consigo, aqui e ali, comer favas, marisco e/ou salmão.

Mas compreendo-o muito bem, já que nestas goelas não entram - nem empurrados - caracóis, lampreias, ostras, caviar, sushis, fado de Lisboa...

Também tenho afinidades (musicais, entenda-se) com o Rato.

Nos 60s, excomunguei Frank Sinatra, Engelbert Humperdinck, Tom Jones, Cilla Black, Ken Dodd, Sandie Shaw, Gene Pitney, Festival da Eurovisão, Festival da Canção (algumas excepções), por aí... Até Dusty Springfield, vejam lá, que escândalo! Mas como foi bom viver aqueles anos!

Hoje, não os dispenso em colectâneas caseiras.

LT

ié-ié disse...

Ah! É verdade, tenho o meu lado "kitch", sim senhor. "Guilty pleasures" como diz agora o marketing dos discos na Grã-Bretanha (já viram as colectâneas?). Acho o Conjunto João Paulo música "pimba", mas adoro "Milena", a da praia, né?

LT

daniel bacelar disse...

Caro YARDBIRD
Esta conversa das favas, abriu-me o apetite e já me estou a imaginar em frente de um fumegante prato de deliciosas favas,com rodelinhas de chouriço,chouriço de sangue e pequenos pedacinhos de toucinho.
Ao lado um delicioso pão casqueiro ou brôa para fazer sopinhas naquele delicioso molho que me escorre pelos cantos da bôca
NÃO SEI SE ESTÁS A VER A IMAGEM!!!!
UMA DELICIA!!!

ié-ié disse...

Já agora, põe o José Cid! eheheh!

LT

daniel bacelar disse...

oh Luis
Como diria o prof.Marcelo:
20 valores!!!
Essa foi muito oportuna!!!!
Estou certo que o ZÉ CID alinhava!!!

Rato disse...

Só para terem uma pequena noção da magnanimidade do vosso amigo Rato deêm uma vista de olhos à toca do dito cujo - foi lá colocada uma dedicatória especial a todos vós.