sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PEDRO SÓ

ZIP - 30018/S

Pedro Só - Pelo Caminho

Uma das não muitas intervenções do poeta, escritor e jornalista Fernando Assis Pacheco, no campo da música.

Que eu saiba , além desta, existe uma no álbum de Adriano Correia de Oliveira “Cantaremos” (Orfeu STAT 007), com a canção “Como Hei-de Amar Serenamente” e num LP de Paulo de Carvalho, “VOL. I”, gravado em Agosto de 1978, para a “Toma Lá Disco”, com duas canções: “Amanhã, Um Filho” e “Nini Dos Meus Quinze Anos”.

Este “single” reúne duas canções do filme “Pedro Só”, realizado em 1970 por Alfredo Tropa.

As músicas para os poemas de Assis Pacheco são assinadas por Manuel Jorge Veloso e cantadas por Manuel Freire. Os arranjos e a direcção são de Thilo Krasmann.

Diga-se que o filme é uma adaptação, feita por Alfredo Tropa, Fernando Assis Pacheco e o também jornalista Afonso Praça, de um belíssimo livro de Manuel Mendes (1906-1969) , “Pedro - Romance Dum Vagabundo”, com ilustrações de Bernardo Marques. A edição é da Socieade de Expansão Cultural.

Alguém hoje se lembrará de Manuel Mendes? De Bernardo Marques?

Poucos… certamente muito poucos!

Colaboração de Gin-Tonic

5 comentários:

bissaide disse...

Belíssimas estas duas músicas e bem interessante o filme, com António Montez como protagonista.

No LP "Vol. 1" há mais uma música com poema do Fernando Assis Pacheco, "Cab'Verde na Estrela (Parte 1)".

Manuel Mendes: pois sim! Ainda há poucas semanas li o "Bairro", um belo retrato social das micro-histórias tantas vezes menosprezadas. Quanto à Sociedade de Expansão Cultural, só o nome da editora dizia tudo. E tantos excelentes autores revelou Domingos Monteiro nesta sua chancela! Urge de facto redescobrir uma parcela importante da literatura portuguese contemporânea, tão esmagada ainda pelo suposto peso do cânone.

PS: Pequena correcção: é Krasmann, não Krassman.

Muleta disse...

a música é muito bonita, o filme interessante mas com uma cena muito mal feitinha, benza-o Deus, a da morte de Pedro, atropelado por citroen 2 cv ou por uma renault 4L....

Anónimo disse...

Será que alguem me conseguiria este tema em mp3? Há anos que não escuto esta canção ... apenas tenho o texto da letra e adorava a interpretação do grande Manuel Freire.
Obrigado
lmfer@hotmail.com

ié-ié disse...

Segue já, Luís.

LT

Anónimo disse...

Bem Haja :)