sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

AINDA O CINEMA EUROPA



O cinema Europa, em Campo de Ourique (Lisboa), foi inaugurado no dia 27 de Março de 1966.

Os 850 "fauteils" da sala eram os melhores de Lisboa, segundo dizia a notícia da inauguração. A cabine de projecção estava equipada com quatro máquinas, das quais duas do modelo DP-70, o mais recente da Philips. O ecrã gigante tinha 16 metros.

O cinema abriu com o II Festival de Cinema da Casa da Imprensa. Para se ver como eram difíceis aqueles tempos - cheiram-me novas discussões - entre os VIPs da inauguração contava-se o comandante-geral da PSP, general Marques de Oliveira. Para quê?

Dois anos depois da inauguração do cinema, em Março de 1968, o escriba deste blogue teve a honra, o privilégio e o prazer de ser um dos co-autores do ciclo POPOLOGIA - MITOLOGIA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO.
Este ciclo, organizado pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa, decorreu de 19 a 29 de Março na Sociedade Nacional de Belas-Artes (porque foi proibido na Faculdade de Direito - outros tempos, né?) e no cinema Europa.

O ciclo constava de discussões sobre Música (com João Manuel Alexandre ("Em Órbita"), Ruben de Carvalho, Manuel Jorge Veloso, José Duarte e Jorge Peixinho), Artes Plásticas (com Rui Mário Gonçalves, José Augusto França e Fernando Pernes), Cinema (com Jorge Silva Melo, Fernando Lopes, João César Monteiro, António Pedro de Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Eduardo Paiva Raposo e Fernando Guerreiro).

O Debate Final foi orientado por Pedro Vieira de Almeida e José Ferreira de Almeida.

(O cartaz do ciclo, da autoria de Manuel Castilho - que um dia hei-de fotografar para aqui colocar - é uma terrível premonição dos ataques ao World Trade Center, em Nova Iorque, só que ao Empire State Building).

Poderemos voltar ao ciclo - até porque fiquei com textos interessantes - mas, para já, fiquemo-nos pelo Cinema, porque se falou no Europa.
A Quinzena POP - como foi designada - constou da exibição dos seguintes filmes:

Dia 19 - Os 4 Cabeleiras do Após Calipso (A Hard Day's Night), de Richard Lester, com os Beatles (Maiores de 12 anos);

Dia 21 - A Máscara de Superargo (Superargo Contro Diabolick), de Nick Nostro, com Ken Wood, Monica Randal (Maiores de 12 anos);

Dia 23 - Como É Bom Amar (Bye, Bye Birdie), de George Sidney, com Janet Leigt, Dick Van Dyke, Ann Margret (Adultos);

Dia26 - Modesty Blaise, A Mulher Detective (Modesty Blaise), de Joseph Losey, com Mónica Vitti, Terence Stamp, Dick Bogard (Adultos);

Dia 28 - Tarzan e a Caçadora (Tarzan And The Huntress), de Kurt Newman, com Johnny Weissmuller, Brenda Joyce, etc (Maiores de 12 anos);

Estas sessões serão apresentadas no Cinema Europa, nos dias indicados, às 18H30.

Preços pop(ulares): 10$00, 12$50 e 15$00.

1 comentário:

filhote disse...

Que maravilha de festival!