quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ACADÉMICA - HISTÓRIA DO FUTEBOL


Não é exactamente música, mas a Académica é o meu clube do coração, dos meus tempos yé-yé de Coimbra.

E cheguei a representar a Associação Académica em várias modalidades, como o Judo, Natação, Badmington, Basquetebol, ainda dei uns pontapés na bola no velho Campo de Santa Cruz.

Pois bem, os meus amigos João Santana e João Mesquita acabam de escrever um livro sobre a Académica, "Académica - História do Futebol", cuja apresentação pública ocorre no dia 18 de Janeiro, às 18H00, na sala VIP do Estádio Cidade de Coimbra.

Estão todos convidados!

14 comentários:

Paulo disse...

Brioooosa!

filhote disse...

Vejam lá se limpam o Sporting no Domingo!

Unknown disse...

Sabem me disser qual será o preço e onde comprar?
Obrigado
Futpt.blogspot.com

ié-ié disse...

Segundo acabo de saber no Departamento Editorial da Almedina (239 851 904), o livro não saiu ainda da gráfica pelo que não está ainda também determinado o respectivo preço.

Dá-me ideia que só mesmo no dia 18 é que se vai saber. Nessa altura estará à venda.

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!!!!

LT

J G disse...

sou gajo para comprar isso quando sair.

e já agora:

BRIOSSSSSSAAAAAAAAAAA!!! (para o fim de semana)

filhote disse...

Gosto muito da briosa. Por lá, passaram grandes jogadores do SLB como Toni, Artur, Humberto Coelho, Rui Rodrigues...

ié-ié disse...

Agora é que meteste a pata na poça. Devias antes dizer que, pelo Benfica, passaram grandes jogadores da Briosa: Toni e Artur, pelo menos (ainda hoje vi o Artur a almoçar no Fonte Nova - e depois digam que não há bruxas!). Não tenho a certeza de que o Humberto Coelho tenha estado na Académica ou Rui Rodrigues no Benfica.

Lembro-me do Serafim na Académica, ao abrigo da chamada lei escolar e, mais recentemente, o desastre do Simões como director de futebol ou o que o valha. Curiosamente, não citas esse monstro da bola que dá pelo nome de Artur Jorge. porque será?.

LT

filhote disse...

Ah, esqueci-me do Artur Jorge! Tens razão...

filhote disse...

Acabo de confirmar... o Humberto Coelho passou pela briosa. Quanto ao Rui Rodrigues, vi-o eu jogar pelo Benfica (anos 70). Várias vezes.

Mais recentemente, o brasileiro Marcelo (anos 90), ou Martelo, como lhe chamávamos na velha Luz, e o Marcel que anda por aí emprestado...

NS disse...

...e esqueceram-se de outra grande figura dos dois clubes: Mário Wilson!!!

Foi jogador da Académica, iniciou a carreira de treinador também na Académica, tendo sido o primeiro treinador português a sagrar-se campeão pelo Benfica!

ié-ié disse...

Com esta é que o Sebastian me surpreendeu! Sabia-o devoto dos sons acústicos e dos números de orçamentos e planos de actividades. Agora, futebol... é surpresa!

LT

filhote disse...

O velho Mário Wilson, claro. E o filho também não passou por Coimbra? Ou foi só pelo Benfica?

NS disse...

De acordo com este site Mário Wilson filho (que reconheço nunca ter ouvido falar) também jogou nos dois clubes.

***

Pois Luís, a vida não são só números...acompanho o futebol como bom português mas a minha ligação ao desporto fez-se à 20 kg atrás, através da prática de atletismo, na especialidade de fundo (entre 89 e 93, enquanto juvenil e junior fui atleta do «glorioso»).

Mas como isto é um blog sobre música, deixo aqui apenas uma história. Em 90 ou 91 o campeonato nacional de corta-mato realizou-se em Vidago, e as equipas do Benfica e Sporting ficaram hospedadas no mesmo hotel (Palace?) e no dia da prova os atletas de ambos os clubes partilharam o pequeno almoço ao som do piano do Prof. Moniz Pereira. Seria possível isto no futebol?

ié-ié disse...

Jamais!

LT