terça-feira, 29 de setembro de 2015

SEXTETO VOCAL MASCULINO


ALVORADA - AEP 60448

Manel, Toma Cautela - Dorme, Meu Filho - A Família Barulhenta - 1º de Maio

Não possuo qualquer informação sobre este sexteto.

Como são todos originais de Rui Barros, presume-se que este seja um dos 6.

Gabriel Abrantes, especialista em nacional-cançonetismo, diz que a menina da capa é Palmira Ferreira, uma ex-miss Portugal.

Acompanhamento pela orquestra de Tavares Belo.

6 comentários:

pq disse...

o concurso Miss Portugal só se tornou mais regular a partir de 1970. Procurei na internet e não encontrei esse nome. Poderá até ter sido vencedora de um outro certame semelhante porque havia outros como as Majas, etc

de que ano é o disco?

Unknown disse...

O meu nome é Adélia Palma e o meu sogro foi um dos elementos deste sexteto, de seu nome José Palma. Existem cópias destas músicas na RTP e existe uma ou duas entrevista(s) na Antena 1 (ou 2) com cerca de 10 anos. Nessa entrevista estiveram, para além do meu sogro, os restantes elementos do sexteto que, na altura, eram ainda vivos. Sei que participaram em vários "serões para trabalhadores" e que o arquivo da RTP, dessa altura, está imensamente desfalcado(ou mesmo inexistente), por terem feito gravações por cima da fita já gravada.

pq disse...

Estava ontem a folhear o livro do Paulo Alexandre e em 1959 aparece uma fotografia do grupo Sexteto de Espadas com a miss Portugal. Foi realizado nesse ano e chamava-se Teresa Mota. Em 1962 venceu Palmira ferreira (e não Paula Ferreira) por isso é uma hipótese. https://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Portugal

pq disse...

http://chileancharm.com/1963_MISS_NACIONES/MONICA-RAGBY-MISS-NACIONES-1963.htm

ié-ié disse...

Obrigado pelos comentários, nome já corrigido!

LPA

Miguel Catarino disse...

O Sexteto Vocal em questão era o Sexteto Vocal Masculino da Emissora Nacional, fundado por Belo Marques em 1949, e que gravou em 1954 um 78 R.P.M. com a harmonização coral de duas canções populares portuguesas, "João Barandão" e "A Manta do Esparrela", que foram um grande sucesso daquilo a que muitos continuam a chamar de forma porca e mesquinha de "nacional-cançonetismo", como se os cançonetistas fossem todos nazis ou facistas.

Parabéns Ié Ié pelo excelente trabalho desenvolvido. Continua assim. O saber nunca ocupa lugar.