quinta-feira, 30 de junho de 2011

CHINCHILAS ERAM MALANDROS


A vontade era tanta, que os Chinchilas participaram por duas vezes no Concurso Yé-Yé, realizado no Teatro Monumental de Lisboa de 28 de Agosto de 1965 a 30 de Abril de 1966 e ganho pelos Claves.

A confissão é feita 45 anos mais tarde por Vítor Mamede, baterista do conjunto, que volta a reunir-se no próximo dia 02 de Julho para uma actuação no Weather Report, na Aldeia Galega (Sintra).

Nem a imprensa da época nem o júri do Concurso, onde pontificava Martins da Cruz, futuro ministro dos Negócios Estrangeiros de Cavaco Silva, deram por este estratagema dos Chinchilas, ávidos de uma vitória.

"Não fomos os únicos a utilizar essa táctica", revela Vítor Mamede.

A 1ª participação foi no dia 18 de Setembro de 1965, na 4ª eliminatória, ainda os Chinchilas se chamavam Monstros.

Eram então Carlos Bastos, futuro fadista de "Hey Jude", voz e viola-ritmo, Gilberto Guerreiro, viola-baixo, Vítor Mamede, baterista, José Maldonado, piano, e Filipe Mendes, viola-solo.

A estreia dos Monstros foi precisamente no palco do Monumental.

Ficaram em 2º lugar com 28,5 pontos. A eliminatória foi ganha pelos Jets, capitaneados pelo futuro jornalista e escritor João Alves da Costa, com 36,5 pontos.

Vestiram camisolas verdes de gola alta e calças de cor escura.

"E antes de nos chamarmos Monstros éramos os Alberto Morde Na Mãe. Fui eu que inventei o nome e a razão foi simples. A mãe do Carlos Bastos (Carlos Alberto Bastos) insistia para que o filho não faltasse aos ensaios, o que irritava solenemente o Carlos. Daí o nome, ainda hoje adiantado", diz Vítor Mamede.

A segunda participação dos Chinchilas no Concurso, já com a sua designação final, ocorreu na 11ª eliminatória, realizada no dia 06 de Novembro de 1965.

O conjunto era então formado Vítor Mamede, 15 anos, bateria, José Machado, 16 anos, pianista, Filipe Mendes, o Jimi Hendrix português, 17 anos, viola-solo, Mário Piçarra, 18 anos, viola-acompanhamento, e Fernando, 19 anos, viola-baixo.

A eliminatória foi ganha pelos Boys, de Coimbra, futuro Conjunto Universitário Hi-Fi, com 33,5 pontos. Os Chinchilas ficaram novamente em 2º lugar com 28,5 pontos.

Relatos da época indicam que a sua actuação provocou grande burburinho na sala, devido ao ruidoso apoio dos seus adeptos.

Apresentaram-se de casaco preto com botões de metal branco e calças cinzentas. Tocaram e cantaram "Around On Around", "I'm Down", "Do You Love Me?" e "I Love You So", este último da autoria do grupo.

Na 1ª meia-final, realizada no dia 08 de Janeiro de 1966, ganha pelos Sheiks com 49 pontos, os Chinchilas voltaram a ficar no 2º lugar com 33,5 pontos.

Os Monstros deveriam ter tocado na 2ª meia-final, a 15 de Janeiro de 1966, mas já não o fizeram. Ou desistiram ou foram obrigados a desistir...

Na final, a 30 de Abril de 1966, ganha pelos Claves (ex-Saints), os Chinchilas ficaram-se pelo 6º lugar, antepenúltimo, com 29 pontos.

LPA

1 comentário:

DANIEL BACELAR disse...

Meus amigos!!!
Confesso que esta é das historias mais engraçadas que me foi dado ler neste Blog.
Realmente não sei porquê mas nos finais dos anos 60 e principio dos anos 70 passavam-se realmente coisas com imensa piada e a rapaziada tentava dar uma volta "a isto".
Daí o eterno agradecimento ao Vasco Morgado e seu secretário Alexandrino pelo impulso que deram á rapaziada Roquista com aqueles concursos ié-ié no velho teatro Monumental.Finalmente alguém olhava para nós e ao sábado á tarde ele tinha o teatro cheio de uma juventude que tentava dar largas ....ás suas aspirações!!!!
THOSE WERE THE DAYS!!!!!