terça-feira, 31 de março de 2009

PSYCHEDELIA


Há algum tempo - nem sei quando porque a revista também não o revela - a Mojo elegeu o que considera ser as melhores canções psicadélicas britânicas.

Como de costume, só indico as 20 primeiras:

01 - Tomorrow Never Knows - Beatles
02 - Paint It Black - Rolling Stones
03 - Season Of The Witch - Donovan
04 - Making Time - Creation
05 - Happenings Ten Years Time Ago - Yardbirds
06 - I Feel Free - Cream
07 - Strawberry Fields Forever - Beatles
08 - Interstellar Overdrive - Pink Floyd
09 - My Friend Jack - Smoke
10 - Green Circles - Small Faces
11 - Days Of Pearly Spencer - David McWilliams
12 - In Your Tower - Poets
13 - I Can Hear The Grass Grow - Move
14 - Are You Experienced - Jimi Hendrix
15 - Night Of The Long Grass - Troggs
16 - Paper Sun - Traffic
17 - Midsummer Night's Scene - John's Children
18 - Colours Of My Mind - Attack
19 - It's All Too Much - Beatles
20 - Itchycoo Park - Small Faces

14 comentários:

Anónimo disse...

Reconhecendo que é um terreno arenoso, pq escolhas são sempre subjectivas, estou substancialmente em desacordo com esta lista!

(S)LB

JC disse...

E o "White Rabbit"? A sua ausência desacredita qualquer lista.

filhote disse...

Não desacredita, JC, por que esta lista apenas se refere ao psicadelismo britânico.

Estranho, isso sim, a ausência de "I Can See For Miles" (The Who) e de "2.000 Light Years From Home" (Rolling Stones)no TOP 10!

E os fabulosos Kaleidoscope, Millennium e Sagittarius? Enfim, provavelmente devem constar na restante lista, aqui omitida...

Ié-Ié: esta lista vem no novo número da Mojo ou é mais antiga? Não me lembro dela... se é antiga vou procurá-la na minha colecção...

filhote disse...

Resta-me acrescentar que concordo com o nº 1 da lista...

JC disse...

Lapso meu, filhote. Obrigado pela rectificação.

paulo disse...

O SFF só em 7.º? Roubo!

Curiosa é a presença do It's All Too Much nos 20 mais!

E cadê o Mr. Kite? E o A Day In The Life? E do Paul, nada?

Jabberwocky disse...

Fabulosos Kaleidoscope, assino por baixo. "In the Room of Percussion" ou "Flight from Ashiya" são apenas duas das jóias do grupo.

(Apenas um reparo, Filhote: os Millennium e os Sagittarius eram americanos)

E volto a concordar: onde estão "I Can See for Miles" ou "2000 Light Years from Home"? Julgo que mais para trás na lista, tal como "Arnold Layne", dos Pink Floyd. E não deixa de ser curiosa a inclusão de "The Days of Pearly Spencer" - uma excelente canção, mas em 11º lugar numa lista de canções psicadélicas?

E a que número pertence esta lista, como pergunta o Filhote? Passou-me também.

"Tomorrow Never Knows" tinha que estar entre as 5 primeiras, não havia como fugir...

Anónimo disse...

Essa de, entre toda a obra dos Pink Floyd, só terem encontrado 1 reles música para o top 20 do psicadelismo (ou psicodelismo)!!!!!

E num mísero 8º lugar...

E para o George Harrison, nadinha?

Pedro T.

filhote disse...

Caro Jabberwocky, claro que os Millennium e os Sagittarius eram americanos! Imperdoável a distracção. Aliás, eu a corrigir o JC e logo depois a cair na mesma "armadilha" da lista britânica.

Ainda por cima, das bandas citadas tenho a reedição em vinil de "Begin", dos Millennium, e já tive o original "Present Tense" (Columbia, 1968), dos Sagittarius, autêntica jóia da coroa do coleccionismo. Este último "perdi-o" por troca com um punhado de raridades japonesas dos Rolling Stones... a colecção Stones assim o exigiu!

Quanto aos britânicos Kaleidoscope, tenho as duas belíssimas reedições, "Tangerine Dream" e "Faintly Blowing", também em vinil, da Tapestry Records. Dois LPs magistrais, raríssimos na sua versão original.

Acrescento que os outros Kaleidoscope, americanos, também são bem interessantes. Destes, tenho a edição original do LP "Side Trips" (Epic, stereo).

filhote disse...

E, caro Anónimo, o George está representado com "It's All Too Much". Embora eu preferisse "The Inner Light"...

Quanto aos Pink Floyd, só os primeiros àlbuns são psicadélicos. Depois, sob a batuta de Gilmour e Waters, surge uma outra banda, totalmente diferente - assim como os Fleetwood Mac na encarnação setentista.

Para mim, "Dark Side of the Moon" e "Wish You Were Here", por exemplo, são excelentes LPs, mas fã, fã mesmo, sou do primeiro disco "The Piper at the Gates of Dawn" e da compilaçâo "Relics". Confesso, sou incondicional de Syd Barrett!

Jabberwocky disse...

Os Kaleidoscope americanos são de facto muito bons também. Além do "Side Trips" (com uma série de potenciais hit singles, como "Egyptian Gardens" ou "Pulsating Dream"), tenho também o "A Beacon from Mars" (este com o grande "Taxim"), mas em CD. Syd Barrett é também uma das minhas paixões, e o "The Piper at the Gates of Dawn" e os três singles iniciais do grupo são algo de mágico. Mas "A Saucerful of Secrets" ainda tem algo dessa magia, embora já em transformação.

Rato disse...

"Paint It Black" é uma canção "psicadélica"???
Nunca me tinha apercebido...!

Anónimo disse...

Ora então, entrámos na discussão que eu gosto:

-Concordo com as observações do Pedro T em relação à lista e até concordo com a inclusão do Interstellar Overdrive na lista, enquanto tema mais psicadélico dos ex-Sigma 6 (hehehe! - Pink Flyd), o que eu não concordo é a sua posição no ranking.

Companheiro de luta Filhote:
-Ambos comungamos da admiração pelo 1º LP dos PF - The Piper at the Gates of Down, onde se nota a influência de Syd Barrett, a par com o 2º ("A Saucerful of Secrets"), o extra (banda sonora do filme More) e o 3º ("Ummagumma"). A partir daí foi-se progressivamente desvanecendo a influência do psicadelismo, a que não é alheio o facto de que Syd Barret tb ter sido marginalizado pelos demais.

Por falar em "Ummagumma", é neste álbum que se encontra (talvez) a sua "canção" mais psicadélica que tem o singelo título de "Several Species of Small Furry Animals Gathered Together in a Cave and Grooving with a Pict" (Uff!!!).


Ainda em relação ao melhor LP, Filhote, não consigo escolher o melhor, venha o diabo e escolha: "Dark Side of the Moon", "Wish You Were Here", "Animals", "The Final Cut", mas eu, enquanto rogerwateriano assumido, se me apontassem um pistola para responder, diria a obra-prima "The Wall"!

Para finalizar, caro Rato,
tb não entendo o critério, mas, enfim!

(S)LB

paulo disse...

É sempre politicamente correcto pôr uma dos Stones, depois de uma dos Beatles... ehehehe