quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

ANA


POLYGRAM - 881 147-7 - 1984

Alegria De Viver - Isso Não Se Faz

Confesso a minha ignorância em relação a Ana, mas neste single há uma canção que me deixou intrigado: "Alegria De Viver", da autoria de António Pinho (Filarmónica Fraude, Banda do Casaco) e Dino Meira.

21 comentários:

Jack Kerouac disse...

Não faço ideia quem seja esta Ana, mas, pela capa, era uma bela artista, devia ter uma boa voz...

josé disse...

Vi uma vez a actuação dela, numa festa popular no Alto-Minho ( Santa Marta de Portuzelo).

Confirmo o que o rato diz.

Jack Kerouac disse...

O que é que o Rato diz ?

Jack Kerouac disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
josé disse...

O rato queria dizer que a tal Ana nos anos oitenta tinha uma presença em palco felina, feminina, mexida e sexy. E uma voz adequada.

Não estou aqui a falar de canções, mas estas eram audíveis.

A artista Ana era uma boa artista, segundo padrões profissionais do meio: bom sistema de som; músicos competentes, bom visual, boa apresentação geral e suscitava o interesse do público.
A Madonna não faz outra coisa.

josé disse...

E essa Ana de que me lembro era muiiito superior à Madonna, no visual.

Anónimo disse...

A Ana tem um ou outra tema engraçado (alguns escritos por Carlos Paião) mas resvala muito para o ligeiro e para o romântico.

Há um blog dedicado a ela em http://coroasdarainha.blogs.sapo.pt/
e também é dos artistas que prefere um hi5 a um site ou blog.

Em algumas capas de discos aparece a referência SÓ.

Penso que não se justificaria uma etiqueta FF quando o António Avelar de Pinho trabalha com nomes muito diferentes. Penso que até o Bebé Lily tem letras dele ou adaptadas por ele.

Anónimo disse...

Não conhecem a Ana ??

"Sonha Comigo" e "Quanto mais te bato" são clássicos da música ligeira dos anos 80

Depois é que foi pior ...

ié-ié disse...

És um jovem, MC, és um jovem!

LT

Rato disse...

Só que o Rato (me, myself, I) nunca opinou neste post, ahahah...

Anónimo disse...

Não é comparável á Madonna (que é de outro campeonato)

Ao consultar a página dela (cujo link não está a funcionar) lembrei-me que ela chegou a gravar um medley com "Queen of the Night" (de Mozart) e "Satisfaction" (dos Rolling stones)

Julgo que esse medley tinha sido editado por um artista internacional, tendo inspirado a nossa artista madeirense.

Também participou num Festival da Canção com o tema "Parabéns" (no qual ela não dizia bem o nome do tema).

Essa tema tinha co-autoria e produção do "estrangeirado" Luís Jardim (que ainda recentemente produziu o José Castelo Branco e foi jurí nos ìdolos da Sic e "Canção para ti" da TVI)

ARISTIDES DUARTE disse...

"A artista Ana era uma boa artista, segundo padrões profissionais do meio: bom sistema de som; músicos competentes, bom visual, boa apresentação geral e suscitava o interesse do público."
É verdade o que diz o José, já que era assim mesmo. Realmente o "Quanto Mais Te Bato" é um clássico da música ligeira dos anos 80.
Mas, depois é que foi pior. Caiu para o pimba. Foi pena...

Anónimo disse...

Se repararem bem, a música ligeira foi-se extinguindo ao longo da década de 80.

o Festival da Canção foi perdendo qualidade. Autores como António Pinho, Tozé Brito, etc. foram-se deixando de cantigas (pois é preciso pagar as contas no fim do mês). E hoje em dia a música ligeira foi substituída pela música pimba.

Mas ainda assim não deixa de ser injusto colocar no mesmo saco artistas tão diversos quanto Tony Carreira (uma espécie de ligeiro romântico), Quim Barreiros (mais popularucho), Emanuel (Mr. Pimba himself), Santamaria (dance-pimba ?), Anjos (pop-pimba), ...

:)

Anónimo disse...

sonha comigo é uma boa música,sem dúvida.
david rosa

Rato disse...

"Injusto", ZP? Mas porquê? Até acho que os nomes citados "acasalam" todos muito bem. Só que há mais, muitos mais infelizmente...

filhote disse...

Caro ZP, alguns nomes, como António Pinho, não se deixaram de cantigas. Pelo contrário. 2007 e 2008 foram os anos de maior sucesso comercial de António Pinho, "ressuscitando" uma criação sua e de Carlos Vidal: Avô Cantigas. E também viu os seus créditos espalhados por outros artistas nacionais. Trata-se de um autor que apenas "vive" das suas criações. Felizmente.

E caro OF, embora Luís Jardim (açoriano) tenha de facto protagonizado umas valentes "escorregadelas" sobre pátrio luso, será justo e merecido salientar que é um músico português de primeiríssima qualidade. Gravou com Rolling Stones (3 LPs), Paul McCartney, Bryan Ferry, entre dezenas e dezenas de outros notáveis. E é percussionista da banda de Jazz de Charlie Watts, onde por vezes até assume a voz principal...

ié-ié disse...

Madeirense, como o primo, Alberto João Jardim!

E sabes a melhor? Está em marcha um projecto com o Manuel Avelar.

LT

daniel bacelar disse...

EXACTAMENTE!!!!!
Já que se falou no Luis Jardim,não nos podemos esquecer tal como o OF relembrou,da sua brilhante carreira como músico e produtor o seu momento mais alto na sua carreira que foi a produção do Cd do José Castelo Branco,o que demonstra que além de óptimo músico é dotado de uma enorme imaginação,mas acima de tudo UM ENORME SENTIDO DE HUMÕR.
OH Luis,nunca tive o prazer de te conhecer pessoalmente apesar de ter por ti uma enorme admiração,não me leves a mal brincar com isto,mas acho que de vêz em quando uma bôa gargalhada nunca fêz mal a ninguém!!!

Anónimo disse...

Tomaras tu, Daniel, tomaras tu! és mesmo arrogante. tens ouvido ultimamente os teus discos?

João Crisóstomo

daniel bacelar disse...

oh João Crisóstomo
Deves ser realmente um tipo bem disposto não há dúvida!!!!
Já não se pode brincar????
Quanto aos meus discos,quem me conhece (inclusivé o Luis "DONO E SENHOR" deste girissimo BLOG de gente bem disposta)sabe que sempre considerei com o passar do tempo os meus discos uma bôa MER....portanto lamento não te dar esse gosto demasiado óbvio e tipicamente português.
Apesar disso,qualquer pessoa tem direito á sua opinião sem ser necessário tentar vir achincalhar.
Desculpa ter-te tirado esse prazer!!!!
Tens de vir a uma das nossa almoçaradas para aprenderes a rir,e veres o que é um verdadeiro grupo de malucos (talvêz de atrasados mentais)à solta...!!!

Anónimo disse...

Não seja modesto

O "Marcianita" é um clásssico