terça-feira, 25 de novembro de 2008

GUEDELHUDOS GRISALHOS


RCA VICTOR - TP 508

Everybody’s Talkin’ – Rainmaker – I Will Take You There – It’s Beem So Long

Imponderáveis que se revelaram sem possibilidade de adiamento, impediram-no de comparecer ao convívio. Fez-se representar por Mr. Gin-Tonic que, tanto quanto lhe permitiram os vapores etílicos, lhe apresentou um relatório.

Fala de uma série de confusões relacionados com a chegada, ou não, de Filhote, vindo do Rio de Janeiro (continua lindo!), em mails que foram feitos e não chegaram ao destino ou estão perdidos na caixa electrónica junto, sabe-se lá, a uma capa do António Calvário ou do José Cid…

Queijinhos frescos da região saloia, um de Niza, um paté de atum, uma sopa de feijão, a lembrar rancho da tropa, pão da Vidigueira, tinto da Amareleja, ele que tem a ideia que a especialidade vinícola da Amareleja é o branco e não o tinto, mas enfim, e um bolo de laranja, também um frasco com um liquido avermelhado que alguém disse ser “Licor dos Silêncios”.

Conversas variadas, muitas sem nexo, má-língua q.b., volta e meia uma pergunta e também uma resposta:

- O que é que tens de ié-ié português para a troca?
- Não sei, tenho que de ir ver ao Galamas!...

Foi então que a canção “Everybody’s Talkin’”apareceu, vinda não se sabe de onde – Mr. Gin-Tonic, preocupado com os copos de tinto, é pouco rigoroso no seu relato.

Também se falou de “Midnight Cowboy”, filme realizado por John Schlesinger em 1969, uma fantástica interpretação de Dustin Hoffmann, outra de Joe Voight no papel de ingénuo cowboy, vindo do Texas, para as ruas de Nova Iorque onde se passeia, com a canção de Fred Neil em fundo, a menear as ancas como John Wayne.

Mr. Gin-Tonic terá então dito existir a vaga ideia de ver o EP do Nilsson por aqui, e, por uma vez, acertou.

O pânico da noite estava guardado para uma história contada por Pedro de Freitas Branco de que vira, num tasco em Almoçageme, uma fotografia do Macca , devidamente autografada, num dia em que por lá comera uns queijos e um naco de presunto.

Mr. “Ié-Ié” tirou os óculos, esfregou os olhos e ficou a olhar, completamente estupefacto, como é que aquilo lhe passara ao lado, até que, na parte do cérebro que ainda não está adormecida, uma campainha soou – era apenas uma provocação . Gargalhada geral.

Também uma história de dois discos de versões brasileiras do “White Álbum”, encomendados por Mr. Ié-Ié, o rapaz do boteco a vender ao Filhote um CD duplo, Filhote a adiantar que deveriam ser dois discos, o rapaz do boteco a dizer que sim senhor tem toda a razão são dois, o CD é duplo, a ira de Mr. Ié-Ié estampada no rosto, desvairado, a dirigir-se ao computador para confirmar, e já havia, em cima da mesa, uma aposta de um milhão de dólares.

Tinha razão (como sempre - nota do editor) e, para que conste, o outro disco vai ser enviado por “express mail”. Palavra de escuteiro, para o caso, palavra de Filhote.

Ainda mais uma vez a tal pergunta, o que havia de ié-ié português para a troca, a necessidade de ir ver ao Galamas e Mr. Gin-Tonic deixa a ideia de que, enquanto por lá permaneceu, antes de sair para ir apanhar o último metro, este diálogo se ouviu para aí umas cinco vezes.

Lembrando Dinis Machado: "Vai dar a Gin-Tonic as férias indispensáveis a uma convalescença perfeita, pagas e com bónus”.

Ele tratará de não voltar a faltar a outros convívios!...

Colaboração de Gin-Tonic

Mr. Ié-Ié acabou de lavar à mão, com Ultra Pro Clássico Concentrado, 16 copos!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

A ala marxista-leninista dos guedelhudos...?

Jack Kerouac disse...

Posso confirmar ao Sr. Gin-Tonic que a pergunta "que tens de yéyé Portugês?" se repetiu pelo menos mais umas 10 vezes, com o passar do tempo o intervalo entre perguntas foi diminuindo. E posso garantir que se falou em Milhões de dólares...

filhote disse...

Uma das revelações da noite: em tempos terá existido uma estreita relação entre Nick Drake e José Almada. De que forma não sabemos, todavia, a conexão é nítida. Está documentada. Disponível para alguns ouvidos.

Não acreditam?

Vale a aposta?

1 milhão de dólares?