quarta-feira, 27 de julho de 2011

1º EP DO CONJUNTO ACADÉMICO JOÃO PAULO (1964)


COLUMBIA - SLEM 2184 - 1964 (04 de Dezembro)

La Mamma (R. Gaal/Ch. Aznavour) - Hello, Dolly! (J. Herman) - Eu Tão Só (Et Pourtant) (Ch. Aznavour/G. Garvarentz) - Ma Vie (Alain Barrière)

Nesta altura, 1º EP, ainda era, só, Conjunto João Paulo na capa.

A sua história é breve. O prémio que os trouxe de viagem do Funchal a Lisboa não impediu que chegassem praticamente ignorados, desconhecidos.

O palco do Monumental foi o baptismo que terminou em apoteose de aplausos e garantia de programa na televisão. Vinte e cinco minutos de TV Clube bastaram para consagrá-los perante milhares de espectadores já cansados de "conjuntos modernos". Este era realmente um novo conjunto, com aprumo, dignidade e... música!

A empresa do Politeama arriscou duas semanas de contrato, mas o público esgotou a sala e "agarrou" os rapazes.

As férias no Continente emagreceram-nos meia dúzia de quilos. Um recorde de actuações, sem turismo nem madrugadas.

Pela primeira vez entraram agora num estúdio de gravação - o mesmo onde gravaram há dias Cliff Richard e o maestro Norrie Paramor.

A timidez encobre a emoção que assaltou estes rapazes simples, educados, cativantes, que não fazem da música profissão. Têm lugares marcados no liceu do Funchal.

Quero fazer uma referência especial ao Sérgio Borges - além de voz, ele tem cara e expressão de cantor. Ouçam-no com atenção.

Quanto ao conjunto, possui rara intuição musical, harmonia, presença. Não usam gritos, não partem microfones, cortam o cabelo, vestem bem.

Aqui fica um abraço de agradecimento para o João Paulo, o Carlos, o Ascenção, o Sérgio, o Gualberto, o Rui e o Moura. Eles cumpriram brilhantemente as promessas que... eu fiz!

Agora, com o Conjunto Académico de João Paulo, a Madeira já não é só bailinho.

texto de Henrique Mendes na contracapa do disco

O Conjunto Académico João Paulo teve uma carreira discográfica de 4 anos entre 1964 e 1968 (10 EPs e 2 LPs).

3 comentários:

adt disse...

"Sérgio Borges e Conjunto João Paulo" não se pode considerar o mesmo grupo?

ié-ié disse...

Well... Parece-me não ser já tanto um conjunto, mas sim uma voz solo, a de Sérgio Borges, com o Conjunto João Paulo por questões de marketing... digo eu!

LT

adt disse...

Lembrei-me disto: Eu Tão Só - Integral vol. 1 reune todos os temas publicados pelo Conjunto Académico João Paulo na primeira fase da sua carreira, entre 1964 e 1968, pelo menos metade dos quais nunca haviam visto a luz do dia em formato digital.

Ao todo, são 42 temas. 38 foram publicados nos dez EPs lançados pelo grupo na Valentim de Carvalho entre Dezembro de 1964 e Maio de 1968; os restantes quatro vêm do célebre LP de 1966 No Teatro Monumental (que, na verdade, se limitou a sobrepor palmas às gravações originais de estúdio). A edição, em CD duplo, vem acompanhada por um texto biográfico assinado pelo investigador João Carlos Callixto. (DTDV)