sábado, 9 de fevereiro de 2008

SHEIKS COM COBERTURA


"Sheiks Com Cobertura" é um conjunto de 12 programas que a RTP 2 transmitiu de 10 de Fevereiro a 27 de Abril de 1980, aos Domingos, às 22H30, uma ideia de Artur Semedo, com realização de Oliveira Costa.

A promoção rezava: "a série mostra algumas das habilidades permitidas pelo novo equipamento adquirido pelo Lumiar".

Daniel Bacelar ofereceu-me hoje uma cópia desses programas que aqui publicamente agradeço.

Acabei de ver o primeiro programa - ainda a preto e branco, gravado em 1979 - e nele, além dos Conchas, participou também a Concha, a "Kate Bush portuguesa", eheheh.

O mais fantástico destes programas é que os últimos foram mistos, ou seja, tinham partes a preto e branco e partes a cor. Contado ninguém acredita!

Também saiu um LP dos Sheiks com o mesmo título dos programas, todo cantado em português, com produção de Paulo de Carvalho.

3 comentários:

filhote disse...

Também tenho os 12 programas em DVD. Cortesia de quem? de quem?

Os momentos de humor são discutíveis, as canções "modernas" dos Sheiks ainda mais, mas certas participações são do melhor que a música popular portuguesa deu à televisão. Carlos Paredes, Sérgio Godinho, Trovante, Jorge Palma, Go Graal Blues Band, Daniel Bacelar & Sheiks, entre outros, fazem do programa uma preciosidade!

E suspeito que o nosso amigo Ié-Ié vai delirar com a homenagem que os Sheiks fazem aos Beatles e a "Sgt. Pepper". Um clip a cores!!!

DANIEL BACELAR disse...

Caro Luis
Não tens nada que agradecer.
Estas reliquias devem ser compartilhadas para quem as realmente aprecia.
Talvêz não saibam porque é que a própria RTP não tem estes programas bem como muitos outros e porque é que algumas partes estão a cores.
Pois bem,não sei se se lembram há muitos anos lá para finais da década de 70 houve uma enorme crise de petróleo e seus derivados ea RTP viu-se sem matéria prima (bobines de video)e têve de reciclar cassetes antigas. CONCLUSÃO:
Não sei qual foi o critério na escolha mas muita coisa foi como se costuma dizer"á vida".
Eu como sempre achei o programa muito interessante (mais a mais participei nele!!!)gravei religiosamente todos os episódios no meu VHS Panasonic com óptima qualidade tendo passado mais tarde para DVD.
Vim a saber mais tarde por alguém lá de dentro(RTP)que era o fiel depositário de algo que mais ninguém tinha.
Claro que a coisa constou e daí a pouco tempo e por intermédio do meu amigo Edmundo (sheiks)fôram oferecidas cópias aos outros elementos do grupo a seu pedido,e diga-se de passagem que ainda estou à espera de um telefonemazito a dizer:
Obrigadinho,,,Oh Pà!!!
Eu compreendo,esta vida de artista não deixa muito tempo para estes pormenores.
Claro está que desgraçadamente todos os apontamentos cómicos não têm graça nenhuma,mas os episódios valem pela riqueza musical,pois todos os tipos de música estão ali representados e é com saudade que podemos ali rever muitos que já desapareceram.
Todos os meus "amigos guedelhudos do peito",têm cópias,se calhar para inveja dos outros.
Moral da história:
VALE A PENA SER MEU AMIGO!!!!

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.