terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

30 DE ABRIL DE 1953


A senha nº 2 é do Rato.

3 comentários:

Rato disse...

A notícia dos crocodilos do Zambeze é de longe a mais interessante da manchete.
Quanta à data, calhou a uma 5ª feira e, segundo crónicas familiares, apareci logo aos primórdios do dia, pela 1.30 da madrugada. Ah, e pesava 4,50 kg, um autêntico RATÃO!
A clínica, ainda hoje existente, ficava na Av. 24 de Julho, em LM, logo a seguir ao Teatro Manuel Rodrigues. Pode-se assim inferir que a minha cinefilia começou logo à nascença. A música mais em voga era na altura o "I Believe", do Frankie Laine.

gin-tonic disse...

O que há de mais curioso nesta 1ª página do “Diário Popular”, é a caixa, ao meio da página, onde se pode ler: “Estão encerrados amanhã os nossos escritórios e oficinas não se publicando o “Diário Popular” tal como nos anos anteriores”.
O dia seguinte era o 1º de Maio e, naquele tempo, os tipógrafos, seguindo uma antiga tradição da classe, eram a única profissão que comemorava o 1º de Maio. Salazar e Marcelo Caetano nunca conseguiram impedir esta comemoração por parte dos tipógrafos e, por arrastamento por parte dos jornalistas, porque sem tipógrafos não havia jornal. A censura proibia que se dissesse o motivo porque ao outro dia não havia jornal, daí o aviso da caixa ser omisso porque estavam encerrados os escritórios e oficinas dos jornais.
É provável que os estivadores e conferentes marítimos dos portos portugueses também não trabalhavam no 1º de Maio, mas não tenho qualquer documento que suporte tal facto.

Rato disse...

Obrigado pela chamada de atenção, realmente não tinha associado a caixa à razão por detrás dela. Hoje estamos tão habituados ao feriado do 1º de Maio que nem nos lembramos de como era antigamente. E é verdade que as coisas se passavam mesmo assim: eram as pequenas "vitórias" dos não-alinhados...