sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

JOSÉ ALMADA


Na "Flama" de 25 de Setembro de 1970 e pela pena do meu amigo António Amorim encontrei duas páginas sobre José Almada. Deve ser das primeiras reportagens sobre o cantor.

Todos nós que conhecemos as suas canções, retemos a sua pronúncia beirã, mas aqueles que já o contactaram, admiram-se pela ausência desse mesmo sotaque na fala. Foi o que aconteceu a António Amorim:

José Almada não fala com o sotaque que lhe caracteriza a voz quando canta. Também não existe qualquer razão especial: "canto com esse sotaque, porque gosto, aliás, sempre cantei dessa maneira e assim permanecerei".

Ainda está a razão. José Almada, então com 19 anos, cantou com o som "x", simplesmente porque gosta, nada mais.

Desde que foi recentemente descoberto em Ovar, José Almada tem mantido contacto regular com este blogue e os seus participantes.

15 comentários:

jose almada disse...

Joan m. Serrat, Patxi Andion Paco Ibanez tiveram influência, cantei um pouco axim, só um pouco, achei original, senti o sotaque espanhol mais bonito. Hoje é me indiferente mas tenho muitos familiares com pronuncia beirã e transmontãna. Gostava muito de cantar para vocês. Combinem eu vou...

José Almada.

jose almada disse...

Não fui eu que disse que arrastava milhões, enfim...
Tenho tocado em festas e em casa de amigos e tem sido muito bonito Aínda hontem estive na torreira em casa do Zé e da Maria (pintora,que vai agora fazer uma exposição ao brasi) e sem duvida, a confraternização a amizade o que se experimenta não tem preço em qualquer parte do mundo.Obrigado por me terem inspirado e ajudado a descobrir isso que sem duvida foi do mais importante ao longo da minha vida que é de dar aquilo que tambem recebemos de graça esses "dons" no meu caso a musica e saber compartilhar isso que no fundo somos nós próprios
com amizade despeço me nesse mesmo sentimento que não morre.
José Almada

jose almada disse...

Poderá haver uma possível ída minha (em breve) ao programa televisivo "portugal no coração" Depois digo alguma coisa. Estou á espera de uma resposta deles. Mando os meus mais sinceros cumprimentos para todos.(Aguardo tambem por uma resposta de uma possível reedição de um disco meu.)Abraço.
José Almada

jose almada disse...

Olá:
no dia 24 de Abril á noite no "Contacto-teatro-Ovar vou tocar num programa sobre o 25 de Abril. Onde abrirei o espectáculo com duas músicas minhas e fecharei depois com a interpertação de mais três. Depois e aí sim a 30 de Maio farei um espectáculo no mesmo local e á noite tambem sosinho com a viola, de hora e meia aproximadamente. Fiquei de dar o nome ao espectáculo ainda não o fiz talvez "Zé Almada ao vivo" bom o importante é que será mais uma oportunidade que vou têr de comunicar o que fiz e de dar como finalmente o sei fazer.Fiz uma pequena demontração e ficaram indignados porque que é que estive tanto tempo parado.Vão estar presentes diversas individualidades da região pessoas conhecidas o próprio presidente da Cãmara e quem sabe alguns mendigos.Os três jornais de Ovar e a própria rádio Local.Farão a cobertura do mesmo e estou deveras contente.Se alguem estiver interessado em aparecer diga me pois arranjo bilhetes e como a sala é pequena convinha sêr com alguma antecedência.Estou convencido que vai ser um susseço pela maneira como estou a cantar pela minha entrega total de corpo e alma.Vai valer a pena assistir para quem gosta antecipadamente e principalmente de ouvir o oh pastor que choras, mendigo, hospede, vento suão, pedro louco e por aí fora.
Despesso me com a maior amizade. Até sempre e obrigado.
José Almada

jose almada disse...

Garaças muito aos amigos que tenho e que me deram tanto entusiasmo para voltar, não tenho parado tenho uma série de espectáculos previstos e até um possível contrato profissional para depois de Maio tocar num sítio certo regularmente. Agrada me e estou a gostar muito de o fazer. No próprio dia 25 de Abril vou tocar no "Paralelo 33/"furadouro. Ovar sózinho mais uma vêz e deixo de novo aqui um convite para quem se quiser aventurar a aparecer.Venha.
Obrigado,e um abraço.
José Almada.

jose almada disse...

Uma, curiosidade.
No meu álbum "Homenagem" gravei todas as músicas, sózinho. Depois o Pedro Ósorio (como é possivel?)gravou ou orquestrou tudo por cima tanto que fiquei surpreendido quando depois ouvi. Que será feito dele?
Abraço amigo, Zé Almada

jose almada disse...

Desde Abril passado, que peguei na viola nova...
Desde Abril passado, estimulado,deixei o campo deixei as flores, os cantos rituais,as amoras e contradições. Desde Abril passado vim até aqui á cidade da musica sem lobos de outras ilusões, onde viver sempre tambem cança como disse o Gomes Ferreira e em multidão os homens tambem parecem maiores daquilo que são.
Mas a procura a busca ao som desta melodia límpida já não está tão perdida.

jose almada disse...

Se ao som desta melodia pudesse ir um poucochinho mais profundo e pudesse um anjo me vir ajudar, e têr-lo como amigo.
Prometo que faço as pazes com o mundo e trarei recados a toda a gente.
Esse amor há-de salvar!

jose almada disse...

Todas as Quintas tenho tocado e cantado no Paralelo 38 Furadouro Ovar pelas 22 horas. Na próxima lá estarei.

jose almada disse...

Estou preparando o meu novo disco (CD) "O MUNDO NÃO VÊ" tenho mudado as canções e até o numero que possam fazer parte do mesmo. O titulo mantem-se, o entusiasmo tem aumentado e vou me aperfeiçoando em tudo á medida que o tempo passa.
Fui eu que sempre escolhi desde sempre o reportório das minhas proprias musicas, nunca ouve interferências de ninguém, gravei 4 discos o que senti que poderia agradar mais. Sei que este disco, está a ser muito bem ponderado, e as canções muito bem escolhidas, tenho essa convicção.
Serão seis mais seis. As primeiras antigas e depois as originais, (por gravar)
abraço, José Almada

8/Abril/2010

ié-ié disse...

Força! Estamos contigo!

LT

jose almada disse...

Parece-me que é desta.
Nos dias 10 e 11 de Novembro finalmente a gravação do meu novo disco.
Tenho a dizer aos amigos que esperam á tanto que mudei o titulo do mesmo, entâo e em defenitivo o CD vai se chamar "SENTIMENTO IMORTAL" Terá 20 canções, dez já gravadas e dez inéditas com a duração aproximada de uma hora e picos. Abraço e obrigado, Zé Almada

jose almada disse...

JÁ SE VENDERAM 500 EXEMPLARES "SENTIMENTO IMORTAL"
MUITO AGRADECIDO

jose almada disse...

LÁ NO OUTRO LADO DO HORIZONTE, QUANDO PEDES, O MAR SE ACALMA O MAR SE AGITA, NÃO SEI BEM! MAS VEM UMA ONDA DE PAZ CALMA QUE ME FAZ BEM!

jose almada disse...

O bom neste mundo é que tudo é possivel, o bom é nós darmo-nos sempre por insatisfeitos porque haverá sempre uma saída. Temos de de procurar haverá sempre resposta, poderemos mesmo chegar á Lâmpada de Aladino