quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

HOMENAGEM A MORENO PINTO

Meus queridos amigos "velhotes" dos anos 60, membros das diversas bandas da altura, com certeza que este nome vos trará grandes recordações.

Para nós, "putos" daquela altura, cheios de ilusões, o Moreno seria o que o George Martin foi para os Beatles, pois aquele "mago das AMPEX" (gravadores profissionais de bobines que equipavam as nossas estações de rádio da altura) era um verdadeiro artista, tirando todo o partido destas velhas máquinas.

De tal maneira foi, que um belo dia nos estúdios da Valentim de Carvalho que tinham sido inaugurados na altura com as últimas tecnologias, alguém me perguntou: mas como é que ele fêz isto?

Para já, o meu grande abraço a quem fêz esta pergunta, pois demonstrou uma enorme modéstia e vontade de saber, apesar de ser o responsável pelo melhor estúdio de som da altura.

Mas continuemos... Moreno Pinto foi o homem que teve a paciência de gravar todos os concorrentes ao concurso "Caloiros da Canção", patrocinado pela Valentim de Carvalho e por um programa matinal na RR, "CLUBE DAS 10", de Carlos Moutinho e Alberto Rodrigues, onde o GRANDE JOÃO MARTINS (23ª HORA) dava os primeiros passos como uma espécie de "moço de recados".

Foi exactamente nesse concurso, ganho por mim (puro acidente, pois nem tinha concorrido... mas isso é outra história) e pelos Conchas que foi editado o primeiro disco EP de rock 'n' roll (se é que se pode classificar como tal), ideia do também saudoso Pozal Domingues, produtor da Valentim de Carvalho.

Tempos depois, já João Martins (infelizmente já não está entre nós) era um conhecido produtor e locutor radiofónico com o seu famoso programa "23ª HORA", o Moreno Pinto perdia horas sem fim a gravar para este programa nos estúdios da RR as actuações dos grupos da altura, eu e os Gentlemen, Conjunto Mistério, Ekos e tantos outros aos quais peço desculpa de não mencionar pois não me lembro (desculpem... já cá cantam 64 anos), mas para quem vai o meu abraço.

Nunca vi naquele HOMEM um gesto de enfado, mas sim uma total dedicação e amizade por todos.

Na fotografia anexa, tirada exactamente numa dessas sessões de gravação, pode-se ver eu (quase de costas), julgo que o Jaime Queimado e os irmãos Claude e Jorge Carp e, claro, o Moreno Pinto que até parece estar a dizer: ENTÃO QUE TAL????.

Sei que se encontra entre nós e bem de saúde e, o mais importante, no activo!!! Nunca mais o encontrei, já lá vão mais de 40 anos, mas nunca o esqueci, bem como, estou certo, toda aquela malta que por lá passou.

Acho que não havia melhor sítio para expressar a minha homenagem, extensiva a todos aqueles que se queiram associar, do que este blog tão vocacionado a estas coisas dos anos 60.

Sabe-se lá se um dia, num daqueles almocinhos dos GGA (como o Luis lhes chama !!!) alguém me fará a surpresa de trazer o Moreno Pinto!!! Duvido que o meu Pacemaker aguentasse!!!

Colaboração de Daniel Bacelar

24 comentários:

bissaide disse...

Não tenho o prazer de conhecer pessoalmente o Moreno Pinto, mas de facto faz parte de um trio mágico na qual incluo também o Hugo Ribeiro e o José Fortes. Juntos, foram responsáveis pela grande maioria dos registos fonográficos que aprendemos a gostar, dos anos 40 para cá. Há cerca de dois anos e pouco, saiu um livro sobre instrumentos tradicionais portugueses no qual se incluíam bons textos de homenagem aos dois últimos. A falta que nos faz mais bibliografia...

DANIEL BACELAR disse...

Caro Callixto (bissaide)
Não tive o prazer de conhecer o José Fortes apesar de saber perfeitamente do seu valõr.
Além do Moreno e do Ribeiro,conheci o Jaime Filipe pois gravei um disco para a Alvorada Radio Triunfo (o que me valeu um valente puxão de orelhas do Pozal Domingues da Valentim de Carvalho)e era um tipo simpático.
Agora,guardo as mais agradáveis recordações e saudades do Hugo Ribeiro.
Era e ainda é felizmente, pois ainda está entre nós!!! UM SENHOR!!!
Sempre com aquele sorriso paternal e uma paciência a toda a prova.
Tive imensa pêna,pois quando de uma exposição organizada por ti,a qual visitei,soube que ele lá tinha estado um quarto de hora antes como sempre incógnito como de costume.
Os GRANDES HOMENS são assim!!!
Não se anunciam!!!!

bissaide disse...

É verdade, Daniel, tive pena que não se tivessem encontrado lá na Exposição o ano passado. Tinha sido um bonito reencontro!

jorge f disse...

fazendo meus todos os sentimentos expressos acima,aqui vai a minha modesta contribuição,com algumas pérolas da nossa musica captadas por moreno pinto:
aqui d`el rock-eu não sei
arte e oficio-come hear the band
daniel bacelar/conchas-caloiros da canção
conj.brecha-ó liberdade
daniel-para os meninos da guerra
daniel filipe-a invenção do amor
fausto-o 1º lp!!
ferro e fogo-santa apolonia
filarmonica fraude-epopeia
jafumega-estamos aí
luis cilia-memória
maria joão-quinteto
pizo lizo-bomba nuclear não
samuel-o cantigueiro
smoog-smoogin´
uhf-jorge morreu
vitorino-menina estás á janela
xarhanga-acid nightmare
fluxus-puto queque
adriano-cantigas portuguesas
duo ouro negro-lindeza
só ter estado presente nestes momentos foi um previlégio,ainda por cima ser um dos responsáveis...

O Fantasma da Ópera disse...

Graças a Deus, eu tive o prazer de conhecer o SR.MORENO PINTO,a unica coisa que fiz com ele foi um spot para a Rajá com O Fernando Conde e os Electrónicos, até parece piada, uma porcaria de um spot. O Ribeiro e Fortes, não tive o prazer de os conhecer, que pena.
Entretanto tive imenso prazer em trabalhar com o Fernando Conde (Técnico) da Emissora Nacional, naquela altura ele fazia milagres. Vocês não se lembram dele?

bissaide disse...

Do Fernando Conde, técnico, apenas sei que trabalhava na rádio durante a década de 1950. Terá estado em funções até quando?

O Fantasma da Ópera disse...

Olá Bissaide
Sempre na velha Emissora Nacional na Rua do Quelhas.
Trabalhamos com ele "Os Electrónicos" em 60/61, depois disso nunca + tive contacto.

bissaide disse...

Caro Victor: os Electrónicos chegaram a gravar algum disco? Julgo que não, infelizmente.

O Fantasma da Ópera disse...

Caro Bissaide
Infelizmente não.
Os Electrónicos andaram por todo o pais durante quase 2 anos com o filme "Mocidade em Férias"
e perderam oportunidades. Eram vistos como uma banda de palco. Por exemplo O Melo Pereira da RTP dizia "esses gajos são bons em palco, para gravar discos não servem ou para virem à televisão" ainda hoje não percebo porquê.

bissaide disse...

Pois... Já agora, quem integrava o grupo? Ou terá havido várias formações?

O Fantasma da Ópera disse...

Caro Bissaide
Ainda a propósito do Moreno Pinto, agora me lembro que trabalhamos com mais uma vez.
Fizemos uma porcaria de uma musica só tocada que se chamava "canção sem nome" e estavamos nós no Funchal com o filme, e essa musica chegou ao 1º. lugar no programa a 23ª hora. assim, trabalhamos com o Moreno 2 vezes. O homem era mesmo bom.
abraço

O Fantasma da Ópera disse...

Os Electrónicos só tiveram uma formação:-
João Robalo no solo / Montenegro no baixo / Faraó na bateria / e eu no ritmo.

bissaide disse...

E ainda aqui estamos, uma hora depois do tremor de terra!

O Montenegro baixista tem algo a ver com o Montenegro cantor que depois gravou com os Taras?

Os Electrónicos existiram então entre que datas? Quando foi que acompanharam o Fernando Conde?

Uma última dúvida: é o Victor que tem assinado Carocha também?

Abraço

O Fantasma da Ópera disse...

já agora, mais um bocadinho de informação não faz mal a ninguem:-
eu que dava pela alcunha do carocha + o Montenegro saimos dos electrónicos para formar "os pacles" com os irmãos Mauricio (4 excelentes vozes)a razão desse nome horrivel vinha de passatempo pac produzido pelo pai do Fernando Conde "cantor" e o sr. dava pelo nome de Arlindo Conde. O passatempo pac era realizado todos os Domingos de manhã no Cinema Eden nos Restauradores. Fizemos 1 unico espectáculo com este nome, depois o montenegro saiu (foi tocar para a Rodésia), e então formamos "Os Siderais" com o domingos no baixo.Depois eu sai para descansar 1 ano e é nesse espaço de tempo que os siderai fazem o "porque será" com o Daniel Bacelar, e o "Só, em ti" com o Fernando Conde, letra do João Videira Santos.Entretanto regresso aos siderais e fazemos "Juntos outra vez" com o Victor Gomes, depois saio dos siderais e vou integrar "Os Steamers" com o Franjinhas e companhia.
Caro Bissaide, está devidamente informado.
carocha

O Fantasma da Ópera disse...

1 - O montenegro não tem nada a ver com o Montenegro cantor, são pessoas distintas.
2 - Os Electrónicos existiram de 60 a 62/63 se a memória não me falha.
3 - Os Electrónicos acompaharam o Fernando Conde pouco tempo, talvez 1 ano.
4 - Sim sou eu que tenho assinado Carocha. porque no meio musical só me conhecem por esse malfadado nome. O meu nome è:- Victor Queiróz.
Aliás na contracapa do disco dos Steamers por baixo do nome das musicas onde normalmente aparece os nomes do compositor e do letrista, lá vem o tal nome que abomino "Carocha"
Abraço Bissaide
Manda sempre

O Fantasma da Ópera disse...

Não quero ser chato mas as conversas são como as cerejas.
OS SIDERAIS formaçao:-
João Robalo no solo / Fernando Mauricio no baixo / Tony Mauricio na bateria e luis Filipe no ritmo.
DISCOS:-
Daniel Bacelar "Porque será" Fernando Conde "Só, em ti"
OS SIDERAIS formação:-
João Robalo no solo / Fernando Mauricio no baixo / Tony Mauricio na bateria / Carocha no ritmo
DISCOS:-
Victor Gomes "juntos outra vez"
ok Bissaide
Estás duplamente informado
Abraço

bissaide disse...

Victor: nada chato, antes pelo contrário.

Adoro o disco dos Steamers, é uma pena o grupo não ter gravado mais... Já disse isto, aliás, ao Franjas.

Agora que fiquei a saber mais, mais dúvidas surgiram:

- que disco é o "Só em Ti", do Fernando Conde? Só conheço um EP dele, com "A Luz / Esperarei / Stephanie / Amar, Viver, Sonhar", e que não refere o acompanhamento. Tenho referência a duas outras canções "Trying To Forget" e "La Chanson Symbolique", ambas com letra de João Videira Santos - serão do mesmo disco "Só em Ti"?

- entre que datas existiram os Pacles, os Siderais (1ª e 2ª formações) e os Steamers?

- quem canta no disco dos Steamers?

Abraço

O Fantasma da Ópera disse...

OLÁ BISSAIDE
QUANDO ESTIVERES COM O FRANJAS DA-LHE UM GRANDE ABRAÇO POR MIM. ADORAVA ESTAR COM ELE.
SABES, TENS RAZÃO "SÓ, EM TI" NUNCA FOI GRAVADO COMERCIALMENTE, PASSARAM MUITOS ANOS E POR VEZES A MALTA FICA BARALHADA. OS ELECTRÓNICOS OS SIDERAIS E OS STEAMERS, EM TERMOS DE DATAS ESTÃO MUITO PRÓXIMOS E POR VEZES A MEMÓRIA TRAI-NOS.

O Fantasma da Ópera disse...

sim, são os siderais que acompanham o fernando conde, "A luz" embora não sejam referenciados, mas eu nessa altura tinha tirado um ano de férias e não estava no grupo.
Os pacles tiveram uma existência relampago "fim de 63 principio de 64.
Os siderais como grupo existiram de 64 a 68, com 4 formações, em que eramos quase sempre os mesmos.
Bem, Os Steamers nascem em 68/69 com o franjas, o carlos pedro, o grilo,o alberto vieira e o beto. eu entro +/- em 69 e sai o alberto vieira.E seguramente tinhamos um conjunto de vozes de espantar, depois o carlos pedro e o grilo saiem e vão para a holanda e entra o dário e é com esta formação que fazemos o disco.
os liders vocais era eu e o franjas.
bem espero não ter metido água nas datas,se quiseres confirmar podes perguntar ao franjinhas.
grande abraço
aparece

bissaide disse...

Carocha:

E cá continuamos a aprender, diariamente. Já agora, qual é o teu mail?

Boas Festas, também!

O Fantasma da Ópera disse...

OLÁ BISSAIDE
O IÉ IÉ TAMBEM ME PEDIU.
DOU O MEU MAIL COM MUITO PRAZER, MAS POR OUTRA VIA.
DIZ AI UMA.
BOAS ENTRADAS

bissaide disse...

Através do meu email então?

joaocarloscallixto/arroba/gmail/ponto/com

Abraço, boas entradas em 2010

O Fantasma da Ópera disse...

BOA NOITE A TODOS
ESTOU NESTE MOMEMNTO COM ALGUNS ARQUIVOS (NAS MÃOS) E TENHO QUE CORRIGIR ALGUMAS DATAS.
ELECTRÓNICOS ACABAM EM 64
PACLES COMEÇAM E ACABAM EM FINAIS DE 64/65
SIDERAIS COMEÇAM EM 65 E ACABAM EM FINAIS DE 68.ENTRETANTO EU FUI PARA A TROPA E SÓ LÁ ESTIVE 63 DIAS, REGRESSO AO MAXIME PARA INTEGRAR O CONJUNTO DO MAESTRO "CORREIA MARTINS" DEPOIS SAIO EM 69 PARA INTEGRAR OS STEAMERS. ASSIM É QUE ESTÁ CORRECTO
DESCULPEM LÁ, MAS ESTA COISA DE DATAS É MUITO CHATO.

ABRAÇO PARA TODOS

O Fantasma da Ópera disse...

OK BISSAIDE
TOMEI NOTA

ABRAÇO

BOAS ENTRADAS