quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

EDUARDO NASCIMENTO, O ATLETA

DECCA - PEP 1193 - 1967

O Vento Mudou (João Magalhães Pereira/Nuno Nazareth Fernandes) - A Lenda Do Rochedo (Nuno Nazareth Fernandes) - Stop Please Don't Cry (João Magalhães Pereira/Nuno Nazareth Fernandes) - Um Homem Só (Francisco Nicholson/José Mesquita)

Em casa de "Ed" Nascimento, a discoteca avulta com acetatos de Frank Sinatra, o intérprete favorito do cantor de "O Vento Mudou". Aliás, "Ed" conta Sinatra como seu ídolo: "ele está para a música como Eusébio figura para o futebol português". Concludente.

Em Luanda, Eduardo Nascimento foi companheiro do "internacional" benfiquista Ferreira Pinto nas "peladas" do Bairro Alfredo Saraiva que conduziam as futuras vedetas até ao magnífico Estádio dos Coqueiros.

"Ed" formava a defesa-central à frente do guarda-redes Benje, hoje no Varzim: o seu estilo assemelhava-o a Miguel Arcanjo.

Em criança, o representante português no mais recente festival musical levado a efeito pela Eurovisão praticava natação, alinhando pelo "Nuno Álvares" e logrando estabelecer novo máximo angolano no percurso de 200 metros, em "crawl" e "bruços".

Em Atletismo, Eduardo Nascimento envergou as cores do Clube Atlético de Luanda. Lançador de peso (recordista júnior da Província) também corria os 400 e 800 metros. Por seu turno, o ténis de mesa igualmente o conquistou: o clube onde alinhava era o Atlético de Luanda.

Em Lisboa, "Ed" permanece sportinguista indefectível, raramento deixando de acompanhar a turma de futebol mais representativa do clube de Alvalade.

O que, para quem se deita às tantas da madrugada, é proeza de tomo e espelho de verdadeira afeição.

Neves de Sousa, in "Magazine", 08 de Abril de 1967

3 comentários:

NS disse...

Outro grande exemplo de combinação atletismo / música é Barceló de Carvalho, ex-recordista nacional de 400 metros planos e que musicalmente dá pelo nome de Bonga!

filhote disse...

Há mais... João Pedro Pais... ex-campeão nacional de luta greco-romana!

ié-ié disse...

Ruy Mingas...

LT