domingo, 3 de fevereiro de 2008

CAPITÃO DE ABRIL


ORFEU SAT 829 - 1972

Cidade Alheia - Town Without Sun

Da autoria de Pedro Tamen e José Luís Tinoco, "Cidade Velha" foi concorrente ao Festival da Canção de 1972.

No dia 25 de Abril de 1974, Duarte Mendes foi um dos capitães de Abril da Escola Prática de Artilharia, de Vendas Novas, que comandou uma coluna que conquistou posições na então Ponte Salazar, contribuindo para a neutralização das forças navais hostis que no Tejo, sob o comando do pai de Francisco Louçã, futuro deputado do Bloco de Esquerda, ameaçavam Salgueiro Maia no Terreiro do Paço.

7 comentários:

JC disse...

O que talvez muita gente não saiba é que Duarte Mendes era nesses tempos um excelente guitarrista,até melhor do que vocalista, grande admirador de Hank Marvin,cuja linha seguia na perfeição, e dos Shadows.

filhote disse...

Incrível como a capa é exactamente igual à do single "Festa da Vida" de Carlos Mendes. Descontando a cara e o nome do artista, claro...

A "Festa da Vida" foi das canções mais marcantes da minha infância. Cantava-a de cor e salteado...

filhote disse...

E, JC, eu sou dos que conhece essa faceta do Duarte Mendes...

Conheci-o aquando dos concertos revivalistas dos anos 60 (Cascais e Olga do Cadaval)e trocámos galhardetes nos bastidores. Os dois armados de guitarra acústica a mostrar canções, acordes, um ao outro. Particularmente memorável a interpretação dele de "Every Night" do Macca...

Nesses inesquecíveis concertos, o Duarte Mendes fez dupla com o Edmundo Silva (Sheiks)num tributo perfeito aos Everly Brothers. Existe um DVD, "3º Festival Pop-Rock Anos 60 - Cascais 2001", que vale a pena conferir!!!

ié-ié disse...

Exactamente, também tenho essa para colocar. O número de catálogo é exactamente a seguir.

LT

ié-ié disse...

E onde existe esse DVD?

LT

filhote disse...

Toda a gente tem esse DVD... rsrsrs... toda a gente, quer dizer, a "malta" dos anos 60... Ekos, Charruas, Edmundo/Duarte Mendes, Daniel Bacelar, todos eles aparecem em grande...

É a Associação dos Anos 60 que os vende (os DVDs). Fala com o Daniel Bacelar ou o Jaime (baixista)...

DANIEL BACELAR disse...

O ZÉ HENRIQUES como é conhecido entre amigos pois o seu nome completo é José Henriques Duarte Mendes,é dos tipos mais porreiros que conheci em toda a minha vida.
Totalmente disponivel e amigo do seu amigo.Digo isto,pois como sabem hoje en dia estas qualidades são raras.
Daqui um grande abraço por tempos muito bem passados na AA60 onde nos divertimos imenso e julgo demos algum prazer aos nossos amigos e saudosistas dos anos 60Até sempre !!!!