sábado, 30 de maio de 2015

1ª ENTREVISTA PORTUGUESA A UM BEATLE


Diário de Lisboa, 30 de Maio de 1965

Faz hoje 50 anos que foi publicada no "Diário de Lisboa" a primeira entrevista de um jornalista português a um Beatle, neste caso, Paul McCartney.

Foi seu autor Joaquim Letria que se deslocou a Albufeira, onde Paul estava de férias com Jane Asher e aproveitou para finalizar a letra de "Yesterday".

Na mesma ocasião, mas no mês seguinte, em Junho, foi a vez de Baptista Bastos entrevistar Paul na Estalagem do Gado Bravo, Vila Franca de Xira, no regresso do Beatle a Londres. Há quem desconfie desta "entrevista", já que BB não falava inglês.

Só aconteceram mais novas entrevistas portuguesas a Beatles três anos mais tarde!

No dia 13 de Dezembro de 1968, o "Diário Popular" publicou uma reportagem não assinada com Paul McCartney, também no Algarve, na altura de "Penina".

Na mesma altura, Manuel Relvas, da revista "R&T", foi o 4º jornalista português a entrevistar Paul e João Paulo Guerra o 5º, para o PBX, da onda média do Rádio Clube Português.

No mesmo dia, João Mendes Martins, do "Impacto", do FM do RCP, também entrevistou McCartney. Óscar Araújo foi o técnico de serviço para ambos os jornalistas.

E eu tive a sorte de o entrevistar por duas vezes, face to face, em Inglaterra, em 1987 e em 1989, mas não é a mesma coisa do que os meus antecessores.

LPA

2 comentários:

eduardo disse...

A Enciclopédia dos Beatles. Inigualável.

Anónimo disse...

os pontos nos ii, nada de embustes, de falsos profetas...

JCC