sábado, 28 de fevereiro de 2015

GREATEST HITS


CBS  - S  69003 - edição portuguesa (1972)

FACE 1

Mrs. Robinson – For Emily, Whenever I May Find Her – The Boxer – The 59th Street Bridge Song (Feelin’ Groovy) – The Sound of Silence – I Am a Rock – Scarborough Fair/Canticle

FACE 2

Homeward Bound – Bridge of Troubled Water – America – Kathy’s Song – El Condor Pasa (If I Could) – Bookends - Cecilia


À cata de uma opinião do Country Joe McDonald sobre a Joan Baez, para utilizar num texto que há-de escrever um destes dias aqui para o kioske,  acabou por encontrar uma lista do que o  "Em Órbita" entendeu destacar do longínquo, e inesquecível, ano de 1968.

Os olhos caíram-lhe no 13º single que o "Em Órbita" escolheu:

Old Friends/Bookends

Uma balada maravilhosa que fala de gente envelhecida, de gente marginal que não tem voz num mundo que os ultrapassou, de irreversibilidade terrível que representa a marcha do tempo. Um tema onde uma ternura incontida e um realismo sincero e brando, que conta verdades para não dar achegas aos desenganos.

E se ele disser que os olhos humedeceram, que foi de imediato pôr o "Greatest Hits" (edição portuguesa de 1972) a rodar, sim, porque o "Bookends" vinil foi à praia, pela mão de alguém, e não regressou.

Mas se quiserem olhar a capa, o João Pinheiro de Almeida já tratou disso e até acrescentou:

Uma dos mais fascinantes álbuns da música popular anglo-saxónica.

Velhos amigos, companheiros de Inverno, um banco de jardim no parque, um jornal sobre a relva, a pergunta se daqui anos, rigorosamente 70, se encontrarão, silenciosamente, partilhando os mesmos receios, o tempo que foi um tempo de inocência, um tempo de confidências, tanto tempo, uma fotografia que guarda essas recordações e que foi tudo o que ficou.

Colaboração de Gin-Tonic

Sem comentários: