sábado, 1 de dezembro de 2012
O MELHOR ÁLBUM DOS PINK FLOYD
STATESIDE - 8E 062-04 917 - edição portuguesa (1971)
Side One
One Of These Days - A Pillow Of Winds - Fearless - San Tropez - Seamus
Side Two
Echoes
Gravado em vários estúdios de Londres, entre os quais Abbey Road, em 1971, com engenheiros de som como Rob Black, Peter Brown e John Leckie.
A capa do álbum foi desenhada pelos próprios Pink Floyd que são também os autores e os produtores deste magnífico álbum, provavelmente o meu favorito.
A foto da orelha debaixo de água é de Bob Dowling.
"Echoes", que ocupa todo o lado B, tem 23 minutos e 29 segundos de duração, mas é brutal!
Em "Fearless" ouve-se a famosa claque do Liverpool - Liverpool F.C. Kop - entoar o seu hino "You'll Never Walk Alone" e em "Seamus" é a vez de o cão de Steve Marriott, que David Gilmour estava a tomar conta, fazer ouvir os seus latidos.
Em tempos, passei todo este álbum, na íntegra, nos "Amigos de Alex".
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8 comentários:
Sem menosprezo algum por “Meedle” ( Relics é uma compilação), bem pelo contrário, a minha preferência vai para “The Dark Side of the Moon”, álbum que teve por engenheiro de som Alan Parsons, o tal que aparece no filme “Let it Be” a gravar a famosa sessão “live” dos Beatles no terraço do prédio londrino.
Coisas como "Speak to Me", "Breathe", "Us and Them", Brain Damage", e fossem só estas, quase que me levam ao Nirvana.
A seguir aos Beatles e Beach Boys, esta é a banda para a medalha de bronze.
Mas se a escolha fosse tão só em função da espectacularidade dos "live" entáo mereceria a medalha de ouro, ladeado pelos U2 e Rolling Stones.
JR
É verdade. Os discos dos Floyd têm uma mistura de timbres que passam pela guitarra de Gilmour e pelos teclados de Rick Wright, já desaparecido. E contam com um "bosão de Higgs" que se chama Roger Waters, elemento de coesão e desequilíbrio do grupo.
As músicas de Dark side é simplesmente perfeita. É tudo perfeito nesse disco.
O seguinte, Wish you were here, tem ainda mais daquela essência: teclados, guitarra de Gilmour e composições de Waters.
The Wall idem.
O Meddle é um anúncio para essas obras-primas, no meu entender.
Fearless é uma composição de 73 que tem dois acordes. Pois é das músicas que me lembro mais desse ano.
Relics é um disco perfumado de Sid Barrett. As composições deste são estranhas e é esse clima que empresta a identidade ao grupo, que é muito diferente do Floyd posterior.
Quando se começa a ouvir Dark Side em condições acústicas optimizadas apetece ouvir até ao fim e isso acontece com poucos discos. É uma música aditiva, nesse aspecto porque o trabalho de produção encadeou os temas de modo a tal suceder, no meu entender.
No caso de Wish you were here há temas. Há o Have a cigar, com a guitarra em som de cascata. E há o tema de introdução com os naipes de órgão e sintetizador em ondulações a que se seguem as partes de guitarra bem marcantes.
E com esta mania de prolixo já asneirei: o tema que queria referir é Freefall e não Fearless. É de 1972 e não de 73.
Enfim, desculpas para quem leu.
Freefour...arre!
“Shine On You Crazy Diamond” e “Wish you Were here” combinariam muito bem com o “Dark....”. Até parece material que ficou de fora por ali não caberem.
Se tivessem juntado os dois álbuns num duplo a exemplo do “The Wall”, teríamos um duplo álbum para a história da música dificilmente igualado.
Seria uma “Bright Side of the
Moon” ou Lua Cheia que eclipsaria o Sol fazendo jus à última faixa do “Dark”, Eclipse.
Blonde on Blonde, The Beatles, Exile on Main Street, Odessa, etc. também ficariam eclipsados.
JR
Pois...só que Echoes tem a mesma tonalidade musical de Dark Side e de tal modo que até parece composto para dito.
Se fizessem com os Chicago cujos primeiros discos eram duplos, teríamos então um monumento ao rock planante, como os franceses então diziam.
DSOTM, o disco 99,9999999% perfeito.
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