quarta-feira, 28 de março de 2012

SINDICATO NACIONAL DOS MÚSICOS


Não percebe bem, mas é o Sindicato Nacional dos Músicos na av. D. Carlos I, 72D, em Lisboa.

3 comentários:

filhote disse...

Sindicato dos Músicos? Em Lisboa, Portugal? Deixa-me rir!

mdt disse...

Conta aí como funciona no Brasil. Em traços gerais porque aí há uma verdadeira indústria.

Deve-se motivar a associação dos profissionais e que devem lutar pelos seus interesses. Fala-se de Venham+5 e de outras iniciativas como o congresso dos músicos mas os frutos são poucos. Os músicos neste pais são pouco protegidos. Até para passar recibos verdes há dificuldade em seleccionar a profissão. A cantora Dora foi entrevistada na Prova Oral e referiu que no Brasil para cantar em casas de espectáculos é obrigatório ter carteira profissional para bem de toda a classe.

Nos tempos do Salazar também era necessário embora houvesse um ou outro caso em que não cumpriam (ver Documentário da Argentina Santos). Porque deixou de ser necessário sendo um dos objectivos a dignificação da profissão.

Os Xutos também tiveram de tirar a carteira!

(...)

filhote disse...

Fundamentalmente, os músicos em Portugal são pouco solidários entre si. O lema sempre foi "salve-se quem puder", ou ainda "passa por cima de quem puderes".

Não sei exactamente como funciona aqui em matéria de sindicato. Vou averiguar.

Porém, posso adiantar que a afirmação da Dora não é totalmente correta... tenho tocado em inúmeras casas de espectáculos, de pequeno e grande porte, e nunca me pediram qualquer carteira profissional.