sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

ACADEMICAE MONUMENTA HISTORICA


É uma autêntica Academicae Monumenta Historica, o volume de 716 páginas, 1.600 fotografias e 2.500 fichas de jogo que constitui a obra de João Santana e João Mesquita, "Académica - História do Futebol".

O livro será publicamente lançado no dia 18 de Janeiro na sala VIP do Estádio Cidade de Coimbra, às 18H00, com apresentação de Rui Alarcão, a que se seguirá uma "valente petiscada com chanfana e outras iguarias".

Idêntica festança ocorrerá em Fevereiro, em Lisboa, numa iniciativa a organizar pela Casa da Académica de Lisboa.

Entre as preciosidades do livro, conta-se uma fotografia da primeira equipa de futebol da Briosa, tirada em Dezembro de 1911.

Criada em 03 de Novembro de 1887, a Associação Académica de Coimbra é a mais velha associação desportiva do País, tendo o futebol, como entidade autónoma, nascido em Dezembro de 1911.

Os primeiros jogos realizaram-se no mês imediatamente a seguir - Janeiro de 1912 - tendo a Académica obviamente ganho os dois confrontos com o Ginásio de Coimbra. Também as fichas destes encontros podem ser encontradas e saboreadas no livro.

Em declarações a este blogue, João Mesquita definiu a obra como uma batalha da memória contra o esquecimento.

É um desafio, é algo que merece uma reflexão profunda entre todos os académicos no sentido de perceber o que é possível manter de tradição sem que se perca a identidade, acrescentou.

João Mesquita reconhece que os tempos são agora outros, mas acredita que a cultura, a tradição, a história da velha Académica não podem ser abandonadas.

Para a feitura do livro - que demorou três anos a escrever -, João Santana e João Mesquita tiveram o valioso contributo da Câmara Municipal de Coimbra que cedeu o acesso ao fabuloso acervo do Formidável, carinhoso epíteto do fotógrafo Fernando Marques, nome real que ninguém - ou praticamente ninguém - de certo conhece.

O livro vai custar entre 50 e 55 euros, mas vale todo o milésimo de cêntimo.

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!!!!!!

11 comentários:

Unknown disse...

Briooooooooooooooooosa!

Emília Rosa

PM disse...

Caro Luís:

Jáfui ver ao livrinho (claro!...) e se é um facto que a AAC ganhou o primeiro jogo com o Ginásio de Coimbra (por 1-0, a 28 de Janeiro),perdeu o segundo, realizado uns dias depois, e logo por 4-1. É verdade que a Acdémica se apresentou nesta segunda partida desfalcada de seis atletas que disputaram o encontro anterior. Isto é:jogou com uma espécie de reserva, provalmente para dar uma oportunidade a todos quantos vinham treinando.
O livro também dá o nome de dez dos 11 jogadores que representaram a Briosa — que então alinha de camisola branca e calção preto — no primeiro desafio. O único que falta é referenciado na "Gazeta de Coimbra" da véspera como sendo N.N., o que, aparentemente, quiser dizer "Não-Nomeado" — situação que sob fórmulas diferenntes se repetirá noutros momentos, por os atletas jogarem, por exemplo, à revelia da família ou das hierarquias militares, quando estão na tropo. Os restantes são Durval de Morais, guarda-redes; César Moniz Pereira (tio do famoso treinador de atletismo) e Fernando Andrade, defesas; António Luís Lopes e António Perdigão, médios; Salvador, Filipe Mendes, José Júlio da Costa, José de Melo Cardoso e José Natividade Coelho.
Espero que, depois disto, não deixem de comprar o livro...

João Mesquita

Unknown disse...

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!

António Sampaio

filhote disse...

Caríssimo Ié-Ié, compreendo a paixão pela Briosa. No entanto, não se pode deturpar a realidade dos factos. A associação desportiva mais antiga de Portugal é sem qualquer ponta de dúvida a Associação Naval de Lisboa, ou Real Associação de Lisboa, onde pratiquei Remo, fazendo parte da equipa de competição.

A Associação Naval de Lisboa foi fundada em 1856, assentando sede no mesmo local onde se encontra até hoje. Em Alcântara-Mar, junto à Doca de Santos.

filhote disse...

Errata: em vez de Real Associação, ler Real Associação Naval.

Acrescento que é o clube naval mais antigo da Península Ibérica. Os seus estatutos foram publicados por D. Pedro V no Diário do Governo a 30 de Abril de 1856. Em 1911, a designação inicial foi alterada em assembleia geral para Associação Naval de Lisboa.

Atenção: apenas aconteceu uma ligeira alteração no nome. Os estatutos e o clube são literalmente os mesmos desde a fundação. Aliás, consultando enciclopédias tão prestigiadas como a Luso-Brasileira se vê como a Associação Naval é considerada oficialmente a associação desportiva mais antiga do país.

filhote disse...

Mas não fiquem zangados comigo... rsrsrrs... junto o meu grito ao vosso:

BRIOOOOOOOOOOOOOOOOSA!!!!

filhote disse...

Podemos é afirmar, sem erro, que o Organismo Autónomo de Futebol da Associação Académica de Coimbra é o mais antigo a militar nas divisões profissionais. E que esse mesmo clube de futebol conquistou a 1ª Taça de Portugal em 1939!!!

myself disse...

Cheguei aqui por mero acaso e fico muti contente com a notícia. O meu pai foi director da académica nos anos 50. Infelizmente faleceu em Novembro de 2007 mas espero conseguir "recuperar" alguma da sua memória em Coimbra com esta publicação

ié-ié disse...

Meu caro amigo, não quererá identificar-se? Se não o quiser fazer publicamente, sempre me poderá mandar um email (luistita@gmail.com).

Obrigado.

LT

myself disse...

Sou a Gabriela, antiga estudante de Coimbra, na FCTUC.
O meu pai, José aurélio Dias, foi Director da Académica na altura em que estudava na Faculdade de Direito.

ié-ié disse...

Muito obrigado, vou entrar em contacto com a lista da Académica.

LT