sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

UM CROMO DIFÍCIL


ODEON 10C 006-064.845 - 1982 - edição espanhola

Take It Away - I'll Give You A Ring

Este lado B também é um cromo bem difícil de arranjar, e é uma bonita canção. Que eu saiba, também não existe em CD (oficial).

Adquirido em 1982 em El Corte Inglés, de Vigo, por 215 pesetas.

9 comentários:

filhote disse...

E gosto muito da capa. O Macca ainda com cara de menino e a sua guitarra Martin...

JC disse...

Nada melhor do que a carreira de McCartney depois do fim dos Beatles para concluir que a parceria Lennon-McCartney era uma aliança contra-natura e conflitual. Foi essa dialética que ajudou ao sucesso dos Beatles e, simultaneamente, esteve na génese do seu fim.
Abraço
JC

ié-ié disse...

Mais ou menos de acordo. A dificuldade reside na interpretação dos seus conceitos de "contra-natura" e/ou "conflituoso". Hoje em dia, é fácil destrinçar as personalidades de um e de outro. Na altura, essas personalidades - que hoje chamamos de "contra-natura" e/ou "conflituosas" - eram, pelo contrário, "harmoniosas" e "consensuais" e daí o sucesso. Mas isto é pano para muitas mangas.

LT

JC disse...

Caro Ié-Ié:
Estou mais a referir-me a uma certa conflitualidade de conceitos ou géneros musicais. Lennon está muito mais perto do rock n' roll puro e duro, enquanto McCartney, musicalmente, o está dos conceitos mais melódicos e de harmonia do chamada música ligeira. Isso era já visível durante a vida do grupo e reflecte as personalidades de ambos (mais rebelde de JL e mais integrada a de Paul), nas composições atribuídas a cada um deles embora todas fossem assinadas com o nome da parceria. Não é por acaso que "Yesterday" (McCartney)é o tema do grupo c/ maior nº de covers... Pois foi essa dicotomia,essa dialética sistema/anti-sistema, que esteve na base de uma grande parte do sucesso do grupo (sim, eu sei que não sou particular admirador do grupo...)
Abraço
JC

filhote disse...

Enfim, não quero escrever muito sobre o assunto, mas estou em desacordo com o JC. As origens e referências musicais de Lennon e McCartney são exactamente as mesmas! Mais: cresceram na mesma cidade, viveram experiências similares (a precoce morte da mãe, por exemplo).

Agora, qualquer artista é uma individualidade por si só, e não podemos esperar que fossem os dois iguais.

Se o JC for ouvir os discos dos Wings da fase aurea (que culmina no Wings Over America) constatará que o McCartney a solo foi muito mais Rock'n'Roll que o Lennon. Os Wings eram uma típica banda de Power Pop com laivos de Hard-Rock, Glam... "Jet", "Soily", "Rockshow","Band on the Run"... será que o Lennon a solo tem algum Rock tão seminal quanto o "Let me Roll It" ou o "Oh Woman, Oh Why"????

Nos Beatles,o Macca escreveu "yesterday", mas também "Birthday", "Helter Skelter", "I'm Down", etc, etc, etc..

E não foi o Lennon que escreveu "Good Night", "Woman", "War is Over" (até a Ana Malhoa fez uma versão!), "Girl", ou "All You Need is Love"?

E o público em geral desconhece que era o Macca quem trazia as revoluções sonoras para a banda, quem ajudou a montar a Indica gallery, quem conheceu primeiro a Yoko, quem colaborou com o alternativo International Times, quem bebia de outras inspirações como Ginsberg, Magritte... o Lennon estava em casa com a Cynthia...

Duas personalidades diferentes, claro, mas artisticamente, não tanto assim... sobrava irreverência em Lennon, e transbordava talento no Macca...

JC disse...

Caro Filhote:
Ok, ok, admito tenha razão e a minha visão não seja a mais correcta. De facto, não conheço assim tão bem como v. a carreira dos Wings (a banda nunca me interessou, confesso), apenas me baseando, para as minhas afirmações, num conhecimento mais superficial que o seu e, principalmente, referente ao período doa Beatles. Por isso, não me sinto com conhecimento suficiente para contra-argumentar como gostaria, embora alguns autores/ensaístas da história do rock partilhem esta minha opinião - o que tb não quer dizer estejam certos e v. errado. E, claro, não nego o talento de McCartney, nem isso estava em causa. Falando de outras músicas, não gosto particularmente de Verdi, por exemplo (um pouco o McCartney da ópera), mas não nego o seu imenso talento e capacidade para construir óperas populares que ficaram tb populares até hoje!
Abraço
JC

filhote disse...

Uma boa comparação, a do Verdi... bem visto...

O problema dessa dicotomia Lennon/McCartney é que ao longo dos anos os media alimentaram o mito de que o Lennon era o rocker e o Macca o baladeiro. Não corresponde à verdade, como hoje sabemos.

Não se pode negar é que o McCartney promoveu sempre os seus discos (solo, Beatles, ou Wings) através de uma canção garantidamente comercial, escondendo do público o carácter experimental e roqueiro das obras. Daí, essa imagem criada.

Tomemos como exemplo "Red Rose Speedway", um LP eminentemente alternativo promovido pela balada "My Love"... ou o primeiro LP solo, completamente fora da normalidade musical, mas promovido por "Maybe I'm Amazed" (por sinal, uma grande canção)... nos Beatles era a mesma coisa!

Caro JC, não somos obrigados a gostar de tudo, muito menos do Macca (às vezes ele é bem irritante), mas quando tiver tempo e disposição oiça os discos, saltando os "clássicos"... por exemplo, para quem não gosta de Macca, o último LP, "Memory Almost Full", é aconselhável... omitindo "Dance Tonight, a faixa de abertura...

Confesso o meu crime... sou altamente suspeito... as três paixões musicais da minha vida são os Stones (acima de todos), os Kinks, e... MACCA!!!!

JC disse...

Obrigado pela sugestão, caro Filhote. Quanto a gostar de Kinks e Stones mas tb de McCartney, a coisa não parece lá mtº coerente, mas do politicamente correcto já temos que baste. E já que falei de outras músicas, eu tb gosto de Mozart mas tb de Wagner, o que não parece lá mtº lógico. E do Conjunto António Mafra! Vá lá a gente entender estas coisas da música...

ié-ié disse...

A peça mais experimental dos Beatles (fora Revolution 9) é tão experimental, tão experimental que ainda não viu a luz do dia. Esteve para sair na Antologia, mas houve um veto, o de George. Chama-se "Carnival Of Light" e é da autoria de Paul. è uma peça psicadélica. E o que dizer de "Sky Is Always Blue" que Paul gravou há pouco com Yoko?


LT