terça-feira, 15 de janeiro de 2008

HOMENAGEM ÀS MÃES


PARLOPHONE 8E 006-04 726 M - edição portuguesa

Mother (John Lennon) - Why (Plastic Ono Band)

"Mother" é uma das mais impressivas e impressionantes canções de John Lennon, sobretudo para quem conhecer a história das relações de John com os seus progenitores.

E esta capa é mesmo um mimo!

4 comentários:

josé disse...

Mother é uma das canções do meu top ten imaginário, todos os géneros confundidos. Outra, logo a seguir é I can´t stop loving you, de Ray Charles. E outra a seguir é The tracks of my tears, cantada por Smokey Robinson.

Mother, vale pelo sino de som rachado, big ben, do início e a introdução abrupta com toda a instrumentação e voz acoplada que nos cai em cima do ouvido.
Vale pela nostalgia do passado que não volta, como era o caso do próprio cantor que perdeu a mãe muito cedo. Vale pela voz e melodia de transição dos sixties para os seventies.
Mother é um hino desesperado à perda do que é único.

ié-ié disse...

Obrigado, José, pelas lágrimas que me fizeste soltar.

LT

filhote disse...

"Mother" é uma catarse. E uma canção de coragem. Poucos artistas teriam a ousadia de se expor da forma como Lennon o fez. Aqueles gritos desesperados na parte final chegam a incomodar-me, a causar um certo desconforto, mas é exactamente nesse ponto que a canção se torna realidade. E a realidade dói.

A capa também diz muito sobre o artista. Lennon perdeu a mãe, acabando por recuperá-la, de certa forma, na pessoa de Yoko Ono.

josé disse...

É por isso que a foto da capa da Rolling Stone, de Dezembro de 80, foi considerada a melhor capa de revista dos últimos 40 anos, há um par deles atrás.

A foto, mostra Lennon todo enroscado, em Yoko. Mesmo com toda a produção estética de Annie Leibowitz, a verdade da foto, foi captada num instante que provavelmente Lennon quis transmitir.

Estamos a milhas do Lui(z)s Pacheco...