sábado, 12 de janeiro de 2008

UMA PREMONIÇÃO DO 11 DE SETEMBRO



Este é o poster que em 1968 publicitou o ciclo de sessões sobre as "mitologias do Mundo Contemporâneo", a que se deu o nome de POPOLOGIA.

O autor do poster é Manuel Castilho, meu antigo colega na Faculdade de Direito de Lisboa, com quem partilhei muitas aventuras no âmbito da associação de estudantes, aventuras que transvasaram a Associação e cimentaram então uma verdadeira amizade.

Muito dado às Artes Plásticas, Manuel Castilho concebeu este poster de matriz pop, como é óbvio, mas onde se pode aperceber uma inquietante premonição do 11 de Setembro, com um avião a disparar sobre o que pode ser o Empire State Building.

O SuperHomem, James Dean e Marilyn Monroe fizeram também parte das preocupações de Manuel Castilho.

Filho da escritora Marta de Lima e do diplomata e ensaísta Guilherme de Castilho ("Presença do Espírito") e irmão do diplomata e escritor Paulo Castilho ("Fora de Horas"), Manuel Castilho terminou o curso de Direito e viveu em Londres, onde me parece ter tirado um curso de Arquitectura.

(Com o Pai embaixador no Chile, Manuel Castilho viveu uma temporada na York House, em Lisboa, e partilhou um estúdio com o cineasta Luís Galvão Teles na Igreja contígua).

Na capital londrina especializou-se em Antiguidades e aqui abre-se espaço a uma nova e verdadeiramente inacreditável história.

Manuel Castilho é também primo da madeirense Ana Paula da Silva, a famosa Ana da Silva, das Raincoats.

Depois das aventuras musicais, Ana Paula foi trabalhar para o Antiquário que entretanto o seu primo tinha aberto em Londres.

Em Maio de 1993, Kurt Cobain escreveu nas notas do álbum "Incesticide", dos Nirvana, que as Raincoats tinham sido uma das bandas que mais o influenciaram.

Mais ou menos por essa altura, Kurt Cobain passa por Londres à procura de uma cópia nova do álbum "The Raincoats", já que a sua se encontrava danificada e foi à loja da Rough Trade, mas ficou a ver navios, já que não havia cópias.

Prestável, a empregada da loja forneceu a Kurt Cobain a morada do Antiquário de Manuel Castilho onde Ana Paula trabalhava, mas nem assim teve sorte. Ana Paula não só não tinha o disco, como não reconheceu Kurt Cobain (como pode?), mas aceitou ficar com uma morada.

Só mais tarde Ana Paula se apercebeu da gaffe e enviou discos e outro material.

Kurt Cobain acabou por interceder pela reedição da obra das Raincoats e estas dedicaram-lhe o "Extended Play", o EP de reunião de Julho de 1994.

A própria Ana Paula contou-me esta história inacreditável.

Luís Pinheiro de Almeida

2 comentários:

Blogger disse...

As etiquetas são realmente uma grande invenção.

Sabia da relação Cobain/Raincoats mas se não fosse a etiqueta do POPOLOGIA nunca teria lido esta estória da Ana das Raincoats.

gps disse...

Etiquetas

Raincoats
Nirvana
Fado = destino