quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

HELP: 7 SONG RADIO SAMPLER


A carreira sonora dos Beatles tem estado invariavelmente arredada das inovações tecnológicas que entretanto se operam no mercado. Tem havido uma exagerada protecção de tudo quanto esteja ligado aos Beatles.

Os CDs continuam em full price, sem que se perceba muito bem porquê. O upgrade do som também não se tem verificado. Ainda se ouvem os CDs com a tecnologia dos anos 80, o que não é admissível numa banda com o estatuto dos Beatles.
Há quem aponte o dedo a Neil Aspinall, amigo de infância dos Beatles, o "senhor faz-tudo" do quarteto. Até há pouco tempo era o presidente da Apple, o gestor principal do legado dos Beatles.

Neil Aspinall fez um trabalho notável de reorganização da Apple, destroçada até à década de 90, e geriu com pinças as delicadas relações entre Paul McCartney e Yoko Ono, bem como todos os processos judiciais em que a empresa esteve envolvida, nomeadamente com a Apple dos computadores.

A Aspinall se deve o inegável êxito do projecto "Anthology", de 1995.

Mas Neil Aspinall sempre se manifestou avesso à exploração digital do catálogo do quarteto de Liverpool e isso terá contribuido para a sua saída da Apple em Abril do ano passado.

E é aqui que chego a este espanto de sampler - impossível na era Aspinal - com um conjunto de sete canções da banda sonora de "Help!" em tratamento 5.1 surround.

Quanto ao DVD - de que tanto se falou no Natal (sempre o mercado do Natal) - recomendo a leitura da Rato Records.

1 comentário:

Rato disse...

É verdade, não se percebe qual a razão pela qual a integral dos Beatles ainda não teve o tratamento sonoro adequado, à semelhança do que já aconteceu, por exemplo, com os Stones. Tenho a maior parte da discografia destes em Super-Audio e digo-vos que a diferença é enorme!
No entanto e ainda em relação aos Beatles há outra excepção (é capaz de haver mais, mas esta conheço-a eu): a caixa preta com a coleção completa de todos os EPs. Aquilo não é Super-Audio nem nada, no entanto o som é magnífico, muito melhor do que o das versões que se encontram espalhadas pelos albuns. Alguém sabe que "tratamento especial" foi dado a esta coleção?